Menu

Relação entre genoma e aumento de resistência a antibióticos abre encontro que reúne no Brasil pesquisadores de vários países e que apresenta o que há de mais recente na área que combina ciência da computação, estatística, matemática, biologia, engenharia e outras ciências para analisar e interpretar dados biológicos


Realizado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), no campus Pampulha da UFMG, devido às ocupações de várias unidades acadêmicas, a 12ª edição do congresso internacional, organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), o X-Meeting 2016, começa hoje, 16/11.

A partir das 17 horas, após breve cerimônia de abertura, o pesquisador estadunidense Mark Adams (J. Craig Venter Institute), fala sobre “A variação genômica e o aumento de micróbios resistentes a antibióticos". Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, somente na Europa, cerca de 25 mil pessoas morrem em consequência da resistência a antibióticos. Na prática, isso significa que a capacidade de tratamento de infecções está sendo reduzida, em todas as partes do mundo.

A OMS também analisou os sete tipos de bactérias mais disseminados no mundo, em 114 países, e concluiu que, de maneira uniforme nas várias regiões do globo, já é considerável o número de pessoas que tem algum tipo de bactéria resistente a antibióticos (Veja PDF - "A crescente ameaça da resistência antimicrobiana - OMS).

Biologia sintética e muito mais

Nos próximos dias o evento também será palco de sessões sobre o uso da engenharia genética e suas aplicações no diagnóstico médico; as experiências francesa e dinamarquesa da medicina personalizada; além do uso da bioinformática para identificar o Zika vírus, inferir a história evolucionária dos povos latino-americanos e finalmente completar o sequenciamento do genoma da Doença de Chagas.

Dentre os outros temas que serão abordados estão Genômica Comparativa e Evolucionária, Medicina Personalizada, RNA não-codificante, além da seção Jovem Cientista e Oficinas de interesse especial, cujo tema foi sugerido pela comunidade científica.

Presidido pela professora Glória Franco, do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, que também é presidente da AB3C, o X-Meeting integra as comemorações dos 90 anos da UFMG. Para o maior evento científico de bioinformática realizado no Brasil, são esperados mais de 400 participantes, além dos principais pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais da área.

CLIQUE PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
CLIQUE AQUI PARA SABER A LOCALIZAÇÃO DO CDTN

 

SERVIÇO
Data: 16 a 18 de novembro de 2016
Inscrições: http://x-meeting.com/2016/registration
Website do Simpósio: http://www.x-meeting.com/2016/


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Glória Regina Franco - Professora Associada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Departamento de Bioquímica e Imunologia / Laboratório de Genética Bioquímica, bloco K4, sala 245
Fone:  (31) 3409 2537
(31) 3409 2984

Coorganizadores: Mainá Bitar  (31) 9423 6583, Thiago Mafra (31) 8744 6981

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo