Menu

Educação & Cidadania

Vamos chegando! Seja bem-vinda, bem-vindo!
 
Este espaço é destinado exclusivamente ao público externo do ICB: pessoas que não são especialistas em muitos dos temas que serão reunidos aqui, mas que se interessam pelo conhecimento. Tanto como forma de tomar melhores decisões, quanto para aprender, simplesmente, ou se divertir. Nossa finalidade é estreitar laços com nossos visitantes, oferecendo a Você informação sobre várias áreas da biologia, qualidade de vida, bem estar, métodos diagnósticos, tratamentos e diversos outros assuntos relacionados a centenas de projetos que são desenvolvidos no nosso Instituto. E você ainda fica conhecendo nossas redes sociais e pode nos seguir. Vamos lá! Aventure-se pelo conhecimento!
 
E a gente quer ouvir você, também! Sugestões ou críticas são igualmente bem-vindas, aqui embaixo. Comentários inapropriados ou agressivos não serão publicados.

 

CONHEÇA E APROVEITE

Universidade das Crianças é um projeto de extensão. Seu objetivo é valorizar a dúvida de crianças e adolescentes sobre temas relacionados ao corpo humano e ao meio ambiente. Com isso proporciona a aprendizagem por livre escolha e de acordo com a necessidade real do jovem. Com a participação de crianças, e também de professores e alunos da UFMG, são produzidos pequenos programas de rádio e vídeos de animação, disponíveis neste link.

Coordenadora: Profa. Débora d’Ávilla Reis
(31) 3409 2820 -

 

 

Projeto MycoProjector

O projeto de extensão MycoProjector : Projetando a diversidade de fungos da Antártica foi criado para tornar públicas as atividades do projeto de pesquisa “MycoAntar: diversidade e bioprospecção de fungos da Antártica”. Colocar em evidência o caráter exploratório e inovador desta pesquisa, bem como o seu valor estratégico na ocupação do território daquele continente, são alguns dos objetivos do Mycoprojetor. Blog criativo, com vídeos, áudio, e muita informação “quente” sobre a Antártida.
 
Coordenador: Prof. Luiz Henrique Rosa
(31) 3409 2749 -
 
 

O Museu do ICB Desenvolve projetos sociais e de divulgação científica, com foco na educação informal para a saúde e a solução de problemas da vida diária da comunidade. A ideia é estreitar os laços da Universidade com a sociedade e ampliar sua atuação junto aos ensinos de nível fundamental e médio, com o objetivo último de incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências. As ciências morfológicas estudam a forma e as características dos organismos vivos, usando basicamente para isso a anatomia (estrutura), permitindo identificar e classificar as espécies. A exposição também possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas.

 
Diretora: Profa. Maria das Graças Ribeiro
ICB-UFMG – Bloco N2, Av. Antonio Carlos, 6627 – Pampulha – BH.
(31) 3409 2776 / 2782 -

 

 

UFMG & Escolas

Em média duas vezes ao ano o ICB abre seus laboratórios para a interação entre estudantes e os cientistas do Instituto. Com inscrições gratuitas (pelo site do Projeto), a proposta é incentivar o aprendizado de ciências a partir da solução de problemas práticos propostos pelos participantes, e dentro do tema proposto a cada edição. Na maior parte do tempo os jovens estarão realizando experimentos em laboratório. Não são ministradas aulas, nem é feito qualquer tipo de revisão de conteúdo escolar. Podem se inscrever: estudantes do ensino médio e das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental. Estudantes de graduação e de pós-graduação podem se inscrever como monitores. Em algumas edições também é oferecida uma versão do curso para professores de nível fundamental e médio.
 
Coordenador Operac.: Prof. Ronaldo Nagem 
(31) 3409 2506 / 2626 -  

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo