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Edital de seleção - Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica - 2º semestre 2016

Categoria :
Seleção da Pós
Datas
16/05/2016 09:00 - 17/06/2016 16:00
Local
Departamento de Química/ICEx/UFMG, sala 108 - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Belo Horizonte
MG, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Biológicas
Instituto de Ciências Exatas
e Escola de Engenharia

Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica

Edital de Seleção 2016/ 2º semestre

O Coordenador do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica do Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas e Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 16/05/2016 a 17/06/2016, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso localizada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, sala 108, na Av. Antônio Carlos, 6627. CEP 31.270-901 - Belo Horizonte – MG, de 2a a 6a feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 9:00 h às 16:00h. Serão também aceitas inscrições pelo Correio, com data de postagem até o dia 13/06/2016. Não serão aceitas inscrições postadas após esta data.

Contatos: e-mail: ; página web do Programa de Pós-Graduação em Química, http://www.ppg.qui.ufmg.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 133,04 (cento e trinta e três reais e quatro centavos), conforme estabelece a Resolução Nº 30, de 13 de dezembro de 2007, do Conselho Universitário da UFMG. O pagamento desta taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser gerada no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os códigos indicados no Anexo I deste Edital. Estará isento do pagamento dessa taxa o candidato cuja situação econômica justifique a gratuidade de sua isenção, a qual deverá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, pelo menos, 15 dias antes do encerramento do período das inscrições no curso. Informações a respeito do processo de solicitação de isenção devem ser obtidas no endereço www.fump.ufmg.br ou diretamente na sede da FUMP, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José - Belo Horizonte - MG - Telefone (31) 3409-8400. Não haverá restituição de taxa de inscrição.

I – Das Vagas. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2016.

II – Dos Requisitos para a Inscrição. Para se inscrever nas provas de seleção, o candidato deverá entregar na Secretaria do Curso localizada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição (fornecido pela Secretaria do Curso e também disponível no Anexo II deste Edital e na página web do Programa Pós-Graduação em Química, http://www.ppg.qui.ufmg.br), acompanhado de uma (1) fotografia 3x4 cm;
  2. Cópia do diploma do curso de graduação, ou documento equivalente, que comprove estar o candidato em condições de ser graduado antes do período para registro acadêmico neste Curso, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão do curso de graduação;
  3. Histórico Escolar do curso de graduação e, se houver, Histórico Escolar do curso de mestrado;
  4. Curriculum Vitae, modelo Lattes, www.cnpq.br, lattes.cnpq.br;
  5. Prova de estar em dia com as obrigações militares e com as obrigações eleitorais, esta última mediante a entrega da certidão de quitação eleitoral que pode ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral), no caso de ser candidato brasileiro. Candidato estrangeiro deverá apresentar a documentação exigida pela legislação específica;
  6. Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de Desenvolvimento, conforme Roteiro para Elaboração, apresentado no Anexo III deste Edital;
  7. Duas cartas de recomendação, sendo uma delas de um representante da empresa parceira, quando houver;
  8. Carta de anuência da instituição à qual o candidato que por ventura estiver vinculado, e carta de liberação formal do candidato para cursar as disciplinas do curso e desenvolver o projeto da tese se aprovado;
  9. Carta do candidato justificando seu interesse pelo curso de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica (no máximo uma página);
  10. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou de isenção pela FUMP;
  11. Comprovante de endereço;
  12. Cópia do CPF e carteira de identidade e cópia do passaporte no caso de candidato estrangeiro;
  13. Cópia da certidão de nascimento ou de casamento.

Candidatos com necessidades especiais poderão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso.

Após a análise da documentação apresentada, a Coordenação do Curso decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado até 5 (cinco) dias úteis após o encerramento das inscrições.

Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem as exigências deste Edital.

III – Da Banca Examinadora. A banca examinadora do exame de seleção será composta por, pelo menos, 05 orientadores credenciados no Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica. A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Curso, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso.

IV – Do Processo Seletivo. A etapa presencial do processo seletivo dos candidatos será realizada no período de 29 de junho a 01 de julho de 2016, em local a ser divulgado pela Secretaria do Curso. A seleção constará de 2 (duas) etapas.

Etapa A: Análise do Curriculum Vitae, Histórico Escolar e da Carta de interesse do candidato. Esta etapa é eliminatória e classificatória e terá peso 1. Serão atribuídas notas de 0 a 100 pontos a esta etapa, exigindo-se, pelo menos, 60% dos pontos para aprovação. Será avaliado, com base no(s) histórico(s) escolar (es), o desempenho do candidato nas disciplinas do curso de graduação e, quando houver, do curso de pós-graduação (25%), a experiência do candidato em relação à área de concentração escolhida e a produção intelectual, avaliadas pelo curriculum vitae (70%) e o interesse do candidato em uma das linhas de pesquisa do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica, entre as relacionadas no Anexo IV deste Edital, conforme Carta de interesse (5%).

Etapa B: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de argüição oral. Esta etapa é eliminatória e classificatória e terá peso 2. Serão atribuídas notas de 0 a 100 pontos a esta etapa, exigindo-se, pelo menos, 60% dos pontos para aprovação.

Esta etapa será realizada nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2016, com início no dia 29 de junho às 14:00 horas, em local a ser divulgado pela Secretaria do Curso junto com a divulgação do resultado do pedido de deferimento das inscrições e indicação do tempo de duração do Seminário de 15 minutos.

Para candidatos não residentes no Estado de Minas Gerais e no Brasil, esta etapa poderá também ser realizada à distância, via Skype, desde que solicitado no ato da inscrição e com indicação, no formulário de inscrição, do endereço eletrônico do candidato no Skype. Neste caso, a arguição será feita somente no dia 01/07/2016, em horário a ser estabelecido no período entre 09:00 e 17:00, horário de Brasília.

O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final.

A arguição oral será realizada em português e o candidato poderá responder em português, inglês ou espanhol.

Os seguintes aspectos serão avaliados nesta etapa: a relevância e a originalidade do projeto; a coerência do tema do projeto com a área de concentração escolhida e uma das linhas de pesquisa do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica, entre as relacionadas no Anexo IV deste Edital; a adequação da metodologia proposta para realizar o projeto; a adequação do cronograma de execução com os objetivos propostos; o conhecimento teórico do candidato a respeito do projeto proposto; e a expressão oral de idéias.

 Do Resultado Final. O resultado final será obtido pela média aritmética ponderada dos pontos obtidos nas etapas A e B. Os candidatos serão ordenados em seqüência decrescente das médias obtidas, com a indicação de resultado: “aprovado e classificado” ou “aprovado, mas não-classificado” ou “reprovado”. Serão admitidos no curso os candidatos “aprovados e classificados” dentro do número de vagas ofertadas neste Edital. A nota atribuída a Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa, seguida de arguição oral, será considerada como critério de desempate. Permanecendo o empate será considerada a nota na análise do Análise do Curriculum Vitae, Histórico Escolar e da Carta de interesse. O resultado final será divulgado a partir do dia 04 de julho de 2016, no quadro de avisos do Curso e na página web do Programa de Pós-Graduação em Química, http://www.ppg.qui.ufmg.br.

De acordo com o Regimento Geral da UFMG, o candidato terá o prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data de divulgação do resultado do processo seletivo, para entrar com recurso contra o resultado da seleção. No período de recurso, os candidatos terão acesso às suas respectivas avaliações.

Os candidatos cujas inscrições forem indeferidas, os candidatos reprovados e os aprovados, mas não classificados deverão retirar a documentação entregue para inscrição até 30 dias após o prazo para o recurso. Após esse prazo, os documentos não retirados serão devidamente descartados.

VI – Do Registro e Da Matrícula. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 06 a 11/07/2016, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até o dia 22/07/2016.

O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico neste curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 22/07/2016, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação.

Em caso de curso de graduação concluído ou pós-graduação quando houver no exterior deverá ser apresentada cópia do diploma com selo de autenticação consular e tradução juramentada para o português do diploma de curso de graduação ou pós-graduação quando houver, exceto para aqueles emitidos em língua espanhola.

Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, até o dia 22/07/2016, o Registro Nacional de Estrangeiro - RNE, ou passaporte com visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Curso. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA.

A matrícula dos candidatos aprovados e classificados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade.

Em atendimento à Resolução Nº 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, os alunos selecionados no exame de seleção de que trata este Edital deverão comprovar conhecimento de língua inglesa no prazo máximo de 6 meses, a partir de sua primeira matrícula no curso. Tal comprovação é requisito para a continuidade dos estudos no doutorado.

Será aceita uma das seguintes comprovações:

(I) Certificado de aprovação do Cenex/FALE/UFMG em exame realizado em quaisquer das três áreas: ÁREA 1: Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, ÁREA 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, ÁREA 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas nos últimos 3 anos, com rendimento de, pelo menos, 60%. Para obter esse Certificado, o aluno deverá se inscrever na prova desse idioma, de acordo com as informações contidas no site do Cenex/FALE/UFMG (www.letras.ufmg.br/cenex), link “Exames de Proficiência”). O candidato deverá escolher a data do calendário de provas do Cenex compatível com o prazo limite definido neste Edital para a apresentação da comprovação de conhecimento;

(II) Test of English as Foreign Language - TOEFL (mínimo de 213 pontos para o CBT TOEFL ou 550 pontos para o TOEFL tradicional);

(III) International English Language Test – IELTS (mínimo: 6,0);

(IV) First Certificate in English – FCE da University of Cambridge;

(V) outro certificado equivalente, a juízo da Coordenação do Curso, dentro da validade do teste.

Belo Horizonte, 09 de Maio de 2016. Prof. Rubén Dario Sinisterra Millán - Coordenador do Curso de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica

Anexo I

Instruções para emissão de GRU

  • Acesse o endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
  • Preencha os dados abaixo:
    Unidade Gestora (UG): 153291
    Gestão: 15229
    Código do recolhimento: 28883-7
  • Clicar em avançar
  • No próximo quadro, preencher:
    CPF;
    NOME DO CONTRIBUINTE;
    Valor principal: R$ 133,04
    Valor total: R$ 133,04
  • No último campo, selecione a opção "geração em PDF" e clique em “Emitir GRU”. Imprimir a GRU e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil.

Anexo II

(vide edital anexo em PDF)

Anexo III

Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de Desenvolvimento

O projeto deverá conter:

  1. título ainda que provisório;
  2. justificativa e objetivos do trabalho (máximo de 2 páginas);
  3. revisão da literatura e/ou do estado da técnica (máximo de 5 páginas);
  4. metodologias - estratégias de ação (máximo de 5 páginas);
  5. fases do trabalho e cronograma de sua execução (máximo de 2 páginas);
  6. referências bibliográficas;
  7. estimativa de despesas e demonstração de viabilidade financeira.

Utilizar espaço duplo e fonte (Times New Roman, tamanho 12).

Anexo IV

Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica e relação de Orientadores que poderão receber alunos no 2º Semestre de 2016

Área de concentração 1: Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica

Linhas de pesquisa:

  • Desenvolvimento de novos fármacos e biofármacos;
  • Abordagens biotecnológicas no desenvolvimento de medicamentos e imunobiológicos;
  • Sistemas de liberação controlada de fármacos e sistemas nanoestruturados;
  • Controle humoral e neural do sistema cardiovascular e renal;
  • Metabolismo intermediário;
  • Toxicidade pré-clínica;

Orientadores:

Adelina Martha dos Reis -
Adriano Monteiro de Castro Pimenta -
Adriana Abalen Martins Dias -
Carlos Alberto Tagliati -
Carlos Delfin Chavez Olortegui -
Elaine Maria de Souza Fagundes -
Evanguedes Kalapothakis -
Frédéric Jean Georges Frézard -
Lucas Antônio Miranda Ferreira -
Maria Elena de Lima Perez Garcia -
Maria Esperanza Cortés Segura -
Maria Jose Campagnole dos Santos -
Ricardo Toshio Fujiwara -
Robson Augusto Souza dos Santos -
Rosana Zacarias Domingues -
Rubén Dario Sinisterra Millán -
Silvia Carolina Guatimosim Fonseca-
Silvia Passos Andrade -
Vasco Ariston de Carvalho Azevedo -
Virgínia Soares Lemos -

Área de concentração 2: Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo

Linhas de pesquisa:

  • Inovação Tecnológica e Social nas Organizações
  • Empreendedorismo, Trabalho e Competência
  • Sistemas de inovação e de desenvolvimento: aspectos jurídicos, econômicos e sociais.

Orientadores:

Ado Jorio de Vasconcelos -
Ana Valéria Carneira Dias -
Allan Claudius Queiroz Barbosa -
Carlos Alberto Tagliati -
Eduardo Romeiro Filho -
Fabrício Bertini Pasquot Polido -
Francisco de Paula Antunes Lima -
Francisco Vidal Barbosa -
Lin C. Cheng -
Márcia S. Rapini -
Maria Cecília Pereira -
Roberto Luiz Silva -
Rochel Montero Lago -
Rosana Zacarias Domingues -
Rubén Dario Sinisterra Millán -
Pedro Guatimosim Vidigal -

 
 
 

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