4ª Oficina de Monitoria do Plano Nacional para Conservação de Répteis e Anfíbios Ameaçados de Extinção na Serra do Espinhaço – PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço

Categoria :
13/07/2016 00:00 - 15/07/2016 00:00
Local
Sala da Congregação Prof. Moacyr Gomes de Freitas – Sala F1-208, ICB/UFMG - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte - MG
31270-901, Brasil

Ocorrerá no período de 13 a 15 de julho, a 4ª Oficina de Monitoria do PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento será realizado com o apoio no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) do Departamento de Zoologia e Programas de Pós-Graduação da Zoologia (PG-Zoo) e da Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre (ECMVS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço completou quatro anos de atuação e tem como objetivo geral aumentar o conhecimento sobre espécies-alvo e implementar medidas que favoreçam sua conservação e de seus habitat, em cinco anos.

São contempladas neste PAN 11 espécies-alvo, ou seja, todos os répteis e anfíbios ameaçados de extinção incluídos em alguma categoria de ameaça da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas (Portaria MMA 444/2014). Contempla ainda 17 espécies beneficiadas da herpetofauna categorizadas como Quase Ameaçada (NT) ou Dados Insuficientes (DD) na última avaliação nacional e que tenham ocorrência no recorte geográfico do PAN.

A Monitoria anual está associada ao acompanhamento do desempenho das ações planejadas e à entrega dos produtos do PAN, além de analisar junto aos parceiros, se as ações estão sendo realizadas no período previsto e identificar os problemas na execução, considerando as causas da variação entre o planejado e o executado.

A 4ª Monitoria do PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço, tem o apoio do Prof. Paulo Cristhiano de Anchietta Garcia, do Dept. de Zoologia/ICB/UFMG, parceiro deste PAN, que recepciona esse evento, e contará também com a participação de mais 15 pessoas representando as seguintes instituições: Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, Parques Estaduais da Serra do Intendente e do Pico do Itambé, Parque Nacional da Serra do Cipó, Universidade Federal de Viçosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação Regional 11 do ICMBio, Instituto EcoVida, o Comitê da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, RAN Sede e da Base Avançada Multifuncional do RAN em Lagoa Santa.

Placosoma cipoense. Foto: Mauro Teixeira Júnior. Rachisaurus brachylepis. Foto: Mauro Teixeira Júnior.

Physalaemus deimaticus. Foto: Mauro Teixeira Júnior.

Participantes da 3ª Oficina de Monitoria, realizada no período de 3 a 7 de agosto de 2015, no ICB/UFMG.