Chamada para seleção: Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – CNPq

Categoria :
Acontece ICB
01/07/2016 00:00 - 25/07/2016 00:00

O Centro de Coleções Taxonômicas (CCT) está com inscrições abertas para estudantes de graduação que desejam participar do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Podem inscrever-se estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas ou áreas afins da Universidade Federal de Minas Gerais. Os interessados deverão enviar seu currículo, preferencialmente na plataforma lattes, e histórico escolar para  até o dia 25 de julho de 2016. Mais detalhes podem ser encontrados na chamada para seleção, disponívei na agenda de eventos do site do ICB e também no site do CCT.

CHAMADA PARA SELEÇÃO
Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – CNPq

O Diretor do Centro de Coleções Taxonômicas – CCT, prof. Fabrício Rodrigues dos Santos, abre processo para seleção de BOLSISTA DE INICIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (CNPq) conforme segue.

1. PÚBLICO: Podem inscrever-se estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas ou áreas afins da Universidade Federal de Minas Gerais.

2. PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA ITI

1. Estágio inicial de 45 dias no Banco de DNA do laboratório de biodiversidade e evolução molecular para treinamento nos protocolos de extração de DNA, armazenamento, rotulagem e depósito de amostras no banco de dados MySQL em computador.

2. Reorganização do material biológico depositado desde o ano 2000 como subamostras do patrimônio genético brasileiro e transferência para o CCT-UFMG.

3. Armazenamento e entrada dos dados no sistema SpeciesLink.

4. Transferir todos os tecidos atualmente depositados nas coleções zoológicas para os ultrafreezers no bloco P3.

5. Padronizar o processo de extração e armazenamento de DNA no laboratório multiusuário do CCT-UFMG no bloco P3.

6. Reorganizar toda a coleção fiel depositária de extratos, tecidos e DNA e implantação dos procedimentos de novos depósitos no CCT-UFMG.

3. DESEJÁVEL QUE O CANDIDATO TENHA:

1. Experiência com coleção zoológica e com técnicas de taxidermia;

2. Conhecimento intermediário em informática (pacote Office e Internet).

4. PRÉ-REQUISITOS:

1. Estar regularmente inscrito em curso de graduação na instituição;

2. Apresentar desempenho acadêmico satisfatório, sem prejuízo de outras atividades curriculares;

3. Ter disponibilidade, no período diurno, para cumprir as atividades do plano de trabalho adotado.

5. SELEÇÃO: O processo consiste em duas etapas:

1. Envio de currículo, preferencialmente na plataforma lattes, e histórico escolar para  até o dia 25 de julho de 2016;

2. Entrevista presencial em local, data e hora a serem definidos.

6. DURAÇÃO DA BOLSA: 12 meses.

7. REMUNERAÇÃO: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

8. INÍCIO: 01 de agosto de 2016.

9. HORÁRIO DE TRABALHO: 20 horas semanais, em horário a combinar.

10. MAIS INFORMAÇÕES:

Belo Horizonte, 01 de julho de 2016