O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG fez o lançamento desta sua primeira coleção de souvenirs no dia 5 de setembro de 2015, numa festa em que se comemorou também o Dia do Biólogo. A primeira coleção é composta por três canecas de porcelana fina, vivamente estampadas com imagens exclusivas e multicoloridas do ilustrador científico Marco Anacleto, do Centro de Coleções Taxonômicas do ICB. Veja as estampas nesta página.

Esta grife de souvenirs se baseia no valor e importância estratégica que a imagem institucional vem recebendo no campo da gestão das instituições de ensino superior, em todo o mundo, assim como devido ao cenário nacional.

Além de contribuir com recursos para manter a infraestrutura e o clima organizacional cada vez mais vivos, a pessoa adquire uma lembrança palpável do ICB, capaz remetê-lo tanto a questões especiais da prática da biologia, quanto a aspectos relacionados ao seu convívio nessa ou com os membros desta casa.

A diferença entre o preço de produção e o valor da contribuição será usada para apoiar o trabalho do Instituto em educação e pesquisa.

Futuramente a ideia é aumentar a linha de produtos oficiais, incluindo, futuramente, camisetas, bonés, canetas, cadernetas, e outros itens, que também podem ser sugeridos pela comunidade.

O que a gente espera com isso?

Reforçar a imagem do Instituto; fortalecer o sentimento de pertencimento dos membros de nossa comunidade; divulgar e fortalecer a marca deste centro de pesquisa de referência internacional; estabelecer mais um meio de arrecadar recursos para manter a infraestrutura e o clima organizacional cada vez mais vida.

Imagem

A imagem de uma instituição é construída lentamente, forjada ao longo do tempo na memória coletiva. Leva tempo. Ela é um elemento muito importante na construção da imagem institucional, segundo os professores Jorge Ribeiro e Antônio Bastos, da Universidade Federal da Bahia. Nossa marca traduz nossa visão, missão e valores. Ou seja, simboliza nossa identidade e a nossa cultura.

Distribuição

As canecas serão distribuídas mediante contribuição feita por meio de boleto bancário da Fundep. A contribuição poderá ser de qualquer valor, desde que no mínimo de R$30,00, por caneca.

Como adquirir a caneca
1 Envie seu nome e endereço completos, CPF e valor da Contribuição para .
2 Você receberá um boleto em seu email para o depósito do dinheiro.
3 De posse do boleto pago, a retirada das canecas poderá ser feita na recepção da Diretoria (sala M1-308).

Estampas da segunda coleção de canecas (especial ICB 50 anos):

Estampa 1

Estampa 2