IMG 20181210 152813138

No dia 10 de dezembro, foi realizada uma apresentação do Mestrado Profissional de Ensino de Biologia no térreo do ICB. A apresentação mostrava os resultados de atividades desenvolvidas pelos mestrandos nas suas salas de aula, que utilizavam de método científico para educar os alunos sobre diversos tópicos.

Os mestrandos concordam que a experiência que os trabalhos proporcionam foi extremamente enriquecedora, tanto para os alunos, que conseguiram se informar melhor sobre tópicos que não tinham conhecimento adequado, quanto para os próprios professores, que conheceram melhor as turmas com quem trabalhavam e as particularidades de dar aula.

Priscilla Alves dos Santos, por exemplo, menciona como a atividade desenvolvida, que tinha o objetivo de ajudar os alunos a entenderem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) teve certa dificuldade no início, devido ao medo que tinham de errar e perder pontos interferir no progresso, coisa que fez a mestranda reavaliar sua aula. Já Sebastião da Silva Ramos Neto, após ter uma aluna desmaiando durante sua aula, fez uma atividade pesquisando os hábitos alimentares de alunos, percebeu que alguns deles não tomavam café da manhã, o que levou a escola a mudar algumas coisas, como não deixar estes alunos participarem das aulas de Educação Física.

Experiências como estas ainda vão ocorrer novamente nos próximos semestres do curso, fortalecendo ainda mais a formação dos mestrandos. Por enquanto, ficamos com estes exemplos das experiências deles.