Em caso de incêndio, deve-se caso seja possível, tentar evitar o aumento do incêndio utilizando os extintores de incêndio distribuídos pelo prédio do ICB, além de ligar informando para o DSU – Divisão de Segurança Universitária nos ramais 4100, 4383 ou 4379 ( estes ramais atendem 24 horas por dia durante os 7 dias da semana ) e o Departamento de Serviços Gerais, ramal 2556 ou 2560. No caso de o incêndio já estar em proporções bem maiores, além dos procedimentos citados acima, deve ser acionado também o Corpo de Bombeiros, no número 193.

A comunicação  de emergências relacionadas à falta de energia elétrica deve ser feita à Portaria do ICB - Ramal  2562 ou à DIVIU - Divisão de Segurança Universitária - ramal 4383.

No caso de acidentes pessoais, emergências médicas e outros do tipo, em situações que a pessoa esteja consciente, aparentemente sem problemas de maior gravidade, deve entrar em contato primeiramente com o Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador -SAST, pelos telefones 4498 e 4315 [núcleo Pampulha], e 9564 [Núcleo Saúde], onde serão informadas as primeiras medidas a serem tomadas. Logo em seguida, contatar a Seção de Serviços Gerais – ramais 2556 ou 2560 - questionando sobre a possibilidade de um veículo para encaminhar esta pessoa ao SAST, onde serão feitos os próximos encaminhamentos necessários.Se houver algum acidente mais grave, queda com risco de fratura, acidente com produtos químicos e biológicos, ou outros de gravidade elevada deve-se entrar em contato imediatamente com o SAMU, pelo telefone 192.

Em caso de picada por algum animal venenoso, a pessoa deve ser levada o quanto antes para o hospital, preferencialmente para o Hospital João XXIII (Telefone: 3239-9900) e, se possível, que seja levado também o animal que a picou para facilitar a identificação e o tratamento a ser seguido. Em caso da impossibilidade de locomoção, acionar o SAMU pelo telefone 192.

Obs.: No caso de qualquer dúvida relacionada com os acontecimentos citados, ou outros do tipo, entrar em contato com o SAST 4498 e 4315 [núcleo Pampulha], e 9564 [Núcleo Saúde] para que seja esclarecida e indicada a melhor medida a se tomar.

Seguem abaixo algumas orientações sobre o SAMU:

Quando chamar o SAMU?

•     Ocorrências de problemas cardiorrespiratórios;
  •     Casos de intoxicação exógena;
  •     Quando houver acidentes/ traumas com vítimas;
  •     Em casos de queimaduras graves;
  •     Nas ocorrências de maus tratos;
  •     No trabalho de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto;
  •     Em casos de tentativa de suicídio;
  •     Em crises hipertensivas;
  •     Vítimas de acidentes de trânsito;
  •     Em casos de afogamentos;
  •     Em casos de choque elétrico;
  •     Em acidentes com produtos perigosos;
  •     Transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

Como solicitar o atendimento do SAMU

•     Se existir uma situação de urgência ou emergência com uma pessoa, disque 192. Procure manter a calma.
  •     Identifique-se e diga qual é o problema do paciente.
  •     Responda as perguntas do teledigifonista de forma clara e correta.
  •     Forneça endereço completo. Se estiver num dos campi da UFMG, informe a Unidade, o andar e o número da sala, para que a ambulância chegue o mais rápido possível.
  •     Na conversa com o médico regulador, informe o atual problema e colabore com respostas claras a todas as perguntas.
  •     Evite valorizar o pedido.
  •     Em caso de acidente, sinalize o local, identifique quantas vítimas tem no local, verifique se a vítima consegue falar.
  •     Siga as orientações do médico regulador enquanto aguarda a chegada do socorro.
  •     Solicite a outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulância quando estiver chegando ao local.cedimentos em casos de Urgência.