Menu

Ele vai apresentar resultados de seus estudos, por enquanto em camundongos, mostrando a relação entre “Circuitos olfativos e comportamento guiado pelo odor”, tema do seminário (“Olfactory circuits and odor-guided behavior in mice”).

Segundo a professora Grace Schennato Pereira Moraes, do Núcleo de Neurociências do ICB, coordenadora do projeto do qual Ventatesh é parceiro científico, circuitos olfativos correspondem às conexões entre os neurônios que captam, codificam, transmitem e percebem os cheiros que sentimos.

“Roedores possuem um olfato mais acurado que nós humanos, porém o mecanismo pelo qual odores são captados e codificados é praticamente o mesmo”, esclarece.

Ela chama a atenção para o fato e que, empiricamente, todos nós sabemos que os cheiros nos remetem a diferentes memórias e são capazes de direcionar o nosso comportamento, por muitas vezes até de maneira subconsciente. Pode ser atraente ou repulsivo, tranquilizante ou excitante, por exemplo.

Entretanto, apesar destas evidências, a ciência ainda não compreende como os odores são representados no nosso cérebro e de que maneira eles podem estabelecer memórias tão fortes e duradouras, ensina.

A professora também afirma existir relação estreita entre a capacidade de sentir cheiros e estados de ânimo. “Especialmente em camundongos, a incapacidade de sentir cheiros leva a comportamentos que se assemelham aos comportamentos depressivos em humanos”, salienta.

O pesquisador visitante vem ao Brasil, com apoio do CNPQ. No projeto, estão previstas reuniões científicas, seminários e disciplinas no Brasil e nos Estados Unidos. 


SERVIÇO
Seminário: “Olfactory circuits and odor-guided behavior in mice”
Dr. Venkatesh Murthy
Department of Molecular and Cellular Biology of Harvard University (USA)
18 de agosto - 16 às 17 horas
Local: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. BH. MG. Bloco A4, sala 175 - ICB
Realização: NAPQ

 

Mais informações somente para a imprensa
Profa. Grace Schenatto Pereira Moraes - Depto. de Fisiologia e Biofísica
(31) 3409 2939 ou

 

 

Crédito da Foto: Dennis Wong - Flickr (CC)

 

 

 

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo