A unidade acadêmica se originou do desmembramento da antiga Faculdade de Filosofia, a partir da Reforma Universitária implantada pela UFMG em 1969, do qual surgiram a atual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Ciências Exatas e seus respectivos ciclos básicos, o Instituto de Geociências e as Faculdades de Letras e de Educação.

Na Reforma Universitária de 1968 e durante a década de 70, os diversos departamentos já existentes foram se transferindo para o Campus da Pampulha, como o Departamento de Botânica, o de Zoologia (da antiga Faculdade de Filosofia), o de Parasitologia e o de Bioquímica e Imunologia (antes sediado na Faculdade de Medicina). Alguns foram criados pela união de professores de várias unidades, como o Departamento de Fisiologia e Biofísica (integração das cadeiras de Fisiologia das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Veterinária, Filosofia e Ciências Humanas, Farmácia e Odontologia), o de Microbiologia, o de Farmacologia e o de Patologia Geral.

A história da criação de cada departamento, em detalhes, além dos contatos de laboratórios e professores vinculados, estão dispostos nos sites dos próprios departamentos.

O ICB em números

• Departamentos: 10
  • Alunos de graduação: 2.800
  • Alunos de pós-graduação:744