Democratizar

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou, em 6 de maio de 2024, a quarta edição do Democratizar – edital 03/2024.

As inscrições de propostas estão abertas até 20 de maio pelo Sistema de Fomento.

O objetivo do edital é apoiar programas, projetos e cursos de extensão nas áreas de direitos humanos e meio ambiente. As atividades contempladas vão receber bolsas na modalidade PBEXT Ação Afirmativa.

Serão priorizadas atividades que contemplem populações indígena e quilombola e brigadistas florestais voluntários que contribuam para a defesa do meio ambiente.

As bolsas vão beneficiar estudantes de graduação da UFMG que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Submissões

São proponentes servidores docentes ou técnico-administrativos da Universidade.

Cada proponente pode solicitar até duas bolsas, que serão pagas mensalmente até julho de 2025.

Os (as) interessados (as) devem ficar atentos aos pré-requisitos e critérios, como registro prévio da proposta no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e adequação aos conceitos e às diretrizes de extensão universitária.

Execução

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

Os recursos do edital Democratizar são provenientes de emendas parlamentares – recursos extraorçamentários da UFMG.

Edição de 2023

Edital 03/2023
Retificação do cronograma
Resultado final

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail  ou telefone (31) 3409-3928.