Menu

Noticias do ICB

teste

Portal do Instituto de Ciências Biológicas - ICB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  1. Museu de Ciências Morfológicas do ICB debate abuso de drogas no dia 26

    O uso abusivo de drogas é um grave problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Na próxima terça-feira, dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate às Drogas, o Museu de Ciências Morfológicas, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, promove o7° Seminário Anual de Prevenção ao Uso de Drogas, cujo tema central focalizará oSe(r)mentes geniais, sem drogas.O evento é aberto ao público em geral.

    As rodas de conversa ocorrem no Museu de Ciências Morfológicas, que fica na lateral do ICB, no campus Pampulha da UFMG, e a palestra, no Auditório 3 (Bloco G, no primeiro andar).

    Haverá duas rodas de conversas coordenadas por estudantes de iniciação à extensão da UFMG, uma sobre o álcool e outra sobre a cocaína. Elas ocorrem simultaneamente em dois momentos distintos, das 8h às 10h e das 13h30 às 17h.

    A programação também inclui a palestraSe(r)mentes geniais, sem drogas: Efeitos devastadores das drogas no organismo, ministrada pelo professor Marcelo Vidigal Caliari, do Departamento de Patologia, das 10h às 11:30.

    “Será uma oportunidade para conversarmos a respeito deste tema, nos conscientizarmos do problema e fazer escolhas”, resume o professor Caliari. Em sua palestra será abordada doenças e lesões causadas por drogas, tais como o álcool, tabaco, maconha, cocaína e LSD.

    Inscrições de grupos devem ser feitas previamente.

    Mais informações:

    (31) 3409 2782 e 3409 2776

    www.ufmg.br/rededemuseus/mcm

     

     

     

    (Com Agência de Notícias da UFMG)

  2. UFMG Jovem recebe inscrições para mostra de projetos científicos e apresentações culturais

    UFMG jovemProfessores dos ensinos médio e fundamental que abordam temas como ciências, tecnologia e matemática em suas aulas poderão trazer seus alunos para participar da 19ª edição da UFMG Jovem, feira de ciências promovida pela Diretoria de Divulgação Científica da Universidade, entre os dias 25 e 27 de outubro, no campus Pampulha, em Belo Horizonte. Todas as modalidades de participação são gratuitas e devem seguir as orientações que constam nas chamadas públicas para as apresentações.

    Para a chamada de trabalhos científicos, as inscrições vão até 21 de agosto. Ver em http://bit.ly/19ufmgjovem

    Para a chamada de apresentações artístico-culturais as inscrições terminam em 31 de agosto e as informações estão disponíveis em http://bit.ly/19ufmgjovemchamada

    Interessados em inscrever suas turmas como visitantes ao evento deverão fazê-lo até o dia 20 de outubro.

    Mais informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3409-4427 e (31) 3409-4428 ou pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos [AT] proex [DOT] ufmg [DOT] br

    Esta edição terá o tema “Ciência, Tecnologia e Matemática para o Bem Comum”, definido com o objetivo de estimular os professores e estudantes a refletirem sobre o que é o bem comum e como a educação e os avanços científicos podem contribuir para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades.

    Para os projetos científicos, haverá premiação dos três melhores trabalhos, para as categorias ensino médio e ensino fundamental. Os primeiros colocados receberão três bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) e os segundos e terceiros colocados, certificado e placa de menção honrosa.

    (Com Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG - (31) 3409-6435 - comunica [AT] proex [DOT] ufmg [DOT] br - www2.ufmg.br/proex)

  3. Missa de sétimo dia da servidora Sofia Perdigão

    Sofia Perdigão2

    A Missa de Sétimo Dia da servidora aposentada Sofia Perdigão será nesta quinta-feira, dia 21 de junho, às 18h30, na Igreja de São Sebastião, Barro Preto (Av. Augusto de Lima). O Coral Cantáridas fará nova homenagem póstuma à sua grande incentivadora. Além desta, uma Missa Solene será realizada no domingo, dia 24/6, às 11h, na mesma igreja.

    Sofia, faleceu no dia 15/6, aos 69 anos, devido a problemas cardio-vasculares.

    Na UFMG desde 1974, foi chefe da Seção de Serviços Gerais do ICB até se aposentar. Em 1991, foi uma das criadoras do Coral Cantáridas, do ICB, no qual continuou como responsável, mesmo depois da aposentadoria.

    Atualizado em 20/6/2018, às 13h30.

  4. Pesquisadores da Universidade de Western Ontário apresentam palestras no ICB

    Entre os dias 19 e 21 de junho, os professores Marco Prado e Vânia Prado da University of Western Ontario, do Canadá, proferem uma série de palestras no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), relacionadas a seus estudos na área de neurociências. O estudo realizado pelos Professores tem como foco a comunicação neuronal e como esta pode ser manipulada para tratar ou prevenir distúrbios neurológicos e cardiovasculares.

    Sem inscrições prévias, na terça-feira e na quinta-feira, os seminários serão na sala Prof. Wilson Beraldo (A4 175), às 10h. Já na quarta-feira, o encontro será às 10h e às 14h, na sala Prof. Nello Rangel (K3 163).

    Na University of Western Ontario, os Professores Marco Prado e Vânia Prado pertencem aos Departamentos de Fisiologia e Farmacologia e ao Departamento de Anatomia e Biologia Celular e na UFMG a vinda deles é parte do Programa Pesquisador Visitante Especial do CNPq.

    A Pesquisa desenvolvida pelos Professores combina abordagens moleculares, celulares, farmacológicas e comportamentais, bem como experimentos com camundongos geneticamente modificados, como forma de compreender como os mensageiros químicos regulam programas fisiológicos distintos, buscando entender o papel do mediador acetilcolina, na doença de Alzheimer e na aprendizagem e memória.

    Segundo Prado, eles também vêm desenvolvendo estudos sobre como a neurotransmissão colinérgica no sistema nervoso periférico pode ser direcionada para melhorar a disfunção cardíaca. Outro objetivo da pesquisa é descobrir maneiras de manipular a comunicação química para fornecer novos alvos farmacológicos para tratar doenças neurodegenerativas.

    PROGRAMAÇÃO

    Terça feira - 19/06/2018. 10h
    High-throughput cognitive assessment of mouse models of neurodegenerative diseases using touchscreens
    Sala Prof. Wilson Beraldo. Bloco A4 Sala 175.
    Prof. Marco Prado

    Quarta feira - 20/06/2018. 10h
    Functional implications of ACh/Glu co-transmission in the striatum.
    Sala Prof. Nello Rangel. Bloco K3 Sala 163.
    Profa. Vânia Prado

    Quarta feira dia 20/06/2018. 14h
    Chaperone regulation of protein misfolding and mal-adaptive signaling in neurodegenerative diseases.
    Sala Prof. Nello Rangel. Bloco K3 Sala 163.
    Prof. Marco Prado

    Quinta- feira dia 21/06/2018. 10h
    The cholinergic system in the pathophysiology of Alzheimer’s disease.
    Sala Prof. Wilson Beraldo Bloco A4- sala 175
    Profa. Vânia Prado

     

    CONTATOS COM A IMPRENSA

    Profa. Silvia Guatimosim - Laboratório de Sinalização do Departamento de Fisiologia e Biofísica. Bloco D4. Sala 168. ICB. UFMG.  (31) 3409 2987

     

     

    MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
    Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
    Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
    Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
    comunica [AT] icb [DOT] ufmg [DOT] br | www.icb.ufmg.br | (31) 3409 3011
    Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
    CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

  5. Crianças e adolescentes já podem se inscrever para experimentar vida em laboratórios do ICB

    UFMG.Escolas_Ferdinando Marcos_UFMGEstudantes da oitava e nona séries do ensino fundamental e do ensino médio – de escolas públicas e privadas – podem se inscrever, gratuitamente, para a próxima turma do UFMG & Escolas. Nesta edição, que acontece entre 17 e 20 de julho, o tema será “Quem é o mosquito da dengue?”.

    Sediada no programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), patrocinada pelo INCT Dengue, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar a experiência da vida em laboratório a jovens interessados em realizar experimentos e responder perguntas científicas.

    Além de vagas para os jovens de ensino fundamental e médio, também podem ser feitas inscrições de estudantes de graduação e de pós-graduação para serem monitores. “Professores também podem integrar o projeto”, convida a professora Leda Quércia Vieira, coordenadora do projeto UFMG & Escolas - Educando para a Ciência.

    Segundo ela, a ideia é estabelecer um novo espaço de intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes da UFMG com estudantes e seus professores de ensino fundamental e médio. “Queremos provocar o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, e buscar jovens talentos para a Ciência”, afirma, destacando o espaço como uma oportunidade para o desenvolvimento de potencialidades.

    Leda Vieira explica ainda que não serão dadas aulas formais e todos os participantes devem ter a expectativa de estar a maior parte do tempo realizando experimentos em laboratório. “A essência da atividade é a formulação de perguntas que possam ser respondidas de modo experimental em nossos laboratórios”, esclarece.

    O projeto se baseia em modelo criado pelos professores Leopoldo de Meis, da UFRJ, e por Paulo Arruda, da Unicamp: transformar perguntas e curiosidades científicas em experiências de laboratório.

    Confira mais fotos da edição anterior em http://bit.ly/UFMGeEscolas

    INSCRIÇÕES

    Página do UFMG & Escolas

     

    Foto: UFMG Escolas 2016 - Por: Ferdinando Marcos / UFMG

     

     

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo