Menu

Noticias do ICB

teste

Portal do Instituto de Ciências Biológicas - ICB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  1. Aula Inaugural da pós ocorre em março, dia 16, e é aberta ao público em geral

     

     

    Banner Portaria 2

     

    O Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG/ICB) convida todos a participarem da Aula Inaugural 2018, que ocorrerá dia 16 de março, sexta-feira, às 14h. A palestra tem como tema“As doenças neurodegenerativas no século XXI” e ocorre no Auditório Nobre do CAD I (Centro de Atividades Didáticas) do campus Pampulha da UFMG. 

    A convidada desta edição será Débora Foguel, Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora 1A do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora pela Ordem do Mérito Científico. No período entre 2011 a 2015, foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ.

    Haverá certificado para os inscritos presentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 09/03. O evento é aberto a todos!Clique aqui para se inscrever no evento.

    Saiba mais sobre a programação: https://www2.icb.ufmg.br/napg/index.php/2018/01/24/727/

  2. Departamento de Microbiologia oferta curso de Mestrado Profissional na área

    Cartaz Microbiologia 2

     

    Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada, curso cedido pelo Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG). A inscrição para o processo seletivo será realizada até as vinte vagas serem ocupadas. O público-alvo consiste em profissionais do setor público e privado da área da Microbiologia. Confira o Edital Regular de Seleção 2018.

    As inscrições serão feitas, exclusivamente, online, nosite do Departamento. O curso busca capacitar os profissionais no campo da Microbiologia Aplicada, com ênfase nas áreas de Biotecnologia, Microbiologia Clínica, Ambiental, Industrial e de Alimentos.

     

    Saiba mais:http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos/

  3. Carnaval do ICB traz mais alegria às comemorações dos 50 anos

    Terminou por volta das 17h desta sexta-feira de Carnaval, 9, o ICBloquinho, que movimentou a moçada, no primeiro andar, na área onde ficam os caixas eletrônicos! Ao som de marchinhas de "outros carnavais", comida boa, e muito companheirismo e alegria, o pessoal ficou "louquinho" e entrou no clima. Até elegeram as melhores fantasias! E teve prêmio! Naiane Silva (de noiva!), da Seção de Pessoal, foi a "grande campeã". Pertinho dela, em segundo lugar, ficou Cláudia Mendonça (de vestido estampado, verde e amarelo!), gerente de Projetos do ICB. No final,a turma se aproximou mais um pouquinho e foi embora do trabalho feliz! A festa também integra as comemorações pelo advento dos 50 anos Instituto, que foi criado por decreto do regime militar em 28 de fevereiro de 1968. Feliz feriado de Carnaval, moçada!

    Veja aqui no site como foi o ICBloquinho, nas fotos de Kéllen Freitas, Cláudia Mendonça, Kayla Veruska e Aparecida Campana: 

    ICBloquinho      ICBloquinho 2

    ICBloquinho 3 ICBloquinho 4

    ICBloquinho 5 ICBloquinho 6

    ICBloquinho 7  ICBloquinho 8

    ICBloquinho 10  ICBloquinho 11

  4. Profbio lança edital para novo processo seletivo em Mestrado Nacional

     Profbio edital

    O Profbio, Exame de Mestrado Nacional em Ensino de Biologia, já está com Edital de Seleção 00/2018 aberto. As inscrições para o processo seletivo ocorrem de 13 a 22 de março e a prova será aplicada dia 27 de maio. O edital está disponível nosite da COPEVE

    O projeto é um curso semipresencial voltado a professores de Biologia de todo o Brasil que, ao final de dois anos, recebem o título de Mestre em Ensino de Biologia. Saiba mais no site do Profbio.

     

     

    Leia o edital:https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2018/profbio_edital_ufmg2018.pdf

  5. Novo laboratório biohacker da UFMG já vai encerrar inscrições para curso de biologia sintética aberto à população


    Até sexta, dia 16 de fevereiro, será possível se inscrever para conhecer os mistérios de se construir “máquinas” genéticas

    Curso de Verão

     

    As inscrições para o 4° Curso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas, estão abertas até o dia 16 de fevereiro, no site da Fundep (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa).

    O curso, de Biologia Sintética, é realizado pelo iGEM - UFMG (International Genetically Engineered Machine) e a OPEI (Oficina de Projetos, Empreendedorismo e Inovação) e oferece aulas teóricas e práticas, realizadas entre 26 de fevereiro e 2 de março, no “Laboratório Aberto do ICB”, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. A Biologia sintética busca reprogramar seres vivos.

    CINCO ANOS

    Segundo Liza Figueiredo Felicori, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia, que coordena o curso e o Laboratório Aberto do ICB (LA), a ideia de um curso de Biologia Sintética surgiu mais ou menos junto com a do Laboratório.

    A criação de um espaço na Universidade para que projetos que não estivessem ligados a nenhum laboratório pudessem ter as instalações adequadas para ser desenvolvidos levou à ideia desse mesmo local poder ser usado tanto também por alunos da UFMG quanto pela comunidade externa.

    A iniciativa vem desde 2013, quando uma equipe de alunos pediu a ela um local para realizarem seus estudos para a Com­pe­ti­ção In­ter­na­ci­o­nal de En­ge­nha­ria de Má­qui­nas Bi­o­ló­gi­cas (iGEM), pro­mo­vi­da pe­lo Mas­sa­chu­set­ts Ins­ti­tu­te of Te­ch­no­lo­gy (MIT) em Bos­ton, nos Es­ta­dos Unidos. O resultado da equipe foi muito positivo; em todas as edições de que participou, oportunidades foram surgindo.

    COMO PARTICIPAR

    Durante o primeiro semestre de 2018, o cadastro para submissão de projetos e utilização do espaço será gratuito e ocorrerá através do e-mail ideareal [DOT] biolab [AT] gmail [DOT] com.

    O Laboratório pretende promover cursos de biologia sintética todo mês e um site está sendo finalizado, para aprimorar a comunicação com os interessados.

    CULTURA BIOHACKER

     A prática do biohacker, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, surge com a ideia de democratizar a tecnologia e a informação científica, tornando a ciência e, neste caso, a biologia, acessível à sociedade, inclusive para quem não tem experiência ou formação na área. Simplificar o aprendizado científico é uma das intenções da cultura biohacker. “A gente é o primeiro laboratório de biohacker em Minas e praticamente o primeiro no Brasil. Na verdade, existem algumas iniciativas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas laboratórios de biohacker voltados para a parte biológica ainda são muito novos no país”, diz Liza.

    Ainda segunda a professora, o Laboratório Aberto influencia no aspecto educacional da Universidade, pois valoriza uma nova cultura didática na qual o aluno não apenas ouve o professor, mas que coloca em prática o que eles aprendem. E relacionado à ideia do biohacker, tudo ocorre de forma independente, com os professores atuando apenas como mentores. “E também tem o aspecto multidisciplinar, pois temos a conexão com a eletrônica, engenharia, administração econômica, entre outras áreas. E, principalmente, os benefícios socioculturais, pois o projeto abre as portas da Universidade para a população em geral, aproximando-a do saber e fazer científico”, comenta.

     

    Laboratório Aberto ICB 2

    O IdeaReal, Laboratório Aberto do ICB, abrirá suas portas dia 26 de fevereiro (Vitória Brunini/ACBio/UFMG)

     

    CONTATOS PARA A IMPRENSA:

    Liza Figueiredo: coordenadora do Laboratório Aberto do ICB

    (31) 3409-2981/3409-2624 ou ideareal [DOT] biolab [AT] gmail [DOT] com

     

    MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

    Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

    Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica

    Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

    Redação: Vitória Brunini - estudante de Jornalismo na UFMG

    Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos

    Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.

    CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo