Menu

Noticias do ICB

teste

Portal do Instituto de Ciências Biológicas - ICB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  1. Coral Cantáridas canta no SESC Palladium

    image1Coristas do Coral Cantáridas estarão apresentando, junto com o Núcleo de Música Coral (NMC) da UFMG, o espetáculo “NMC 20 anos: Carmina Catulli Carmina” (Canções de Catulo) no Grande Teatro do Sesc Palladium, de 14 a 16 de dezembro.

    A obra dá sequência à “Carmina Burana” na trilogia Trionfi, composta por Carl Orff. “Carmina Burana” foi encenada pelo NMC nos anos de 2016 e 2017.

    Mais informações: http://www.sescmg.com.br/wps/portal/sescmg/centrais/central_de_programacao/programacao_aberta/cultura+-+programacao/nmc+ufmg+20+anos+carmina+catulli+carmina.

    Ingressos: https://www.ingressorapido.com.br/event/11594/d/50453.

  2. Divulgação de Disciplinas de Tópicos Transversais

    Design sem nome 1

    O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação (NAPG) do ICB informa a abertura de vagas para várias disciplinas Tópicos Transversais de Pós-Graduação. Veja a listagem abaixo.

     

    PPG Biologia Celular:

    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação I – Produção de vídeos científicos
    Código: NAP800
    Carga Horária: 15h/1CR
    Prof. Dr. Gustavo Menezes
    Data início: 18/04/2019
    Data fim: 16/05/2019
    Horário:
    Local: N3- 140 – ICB
    Vaga: 30
    Ementa: A disciplina versa sobre a lógica de roteiro, filmagem e edição de vídeos com finalidade científica.

    PPG Biologia Celular:
    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação – IV – Programa Empreenda em Ação – sua ideia pode virar uma empresa – A + Tópicos Transversais de Pós-Graduação – IV – Programa Empreenda em Ação – sua ideia pode virar uma empresa – B
    Código: NAP801
    Carga Horária: 30h/2CR
    Prof. Rodolfo Cordeiro Giunchetti
    Data início: 18/03/2019
    Data fim: 17/06/2019
    Horários: Segundas-Feiras – Manhã = 09:00h às 12:00h / Tarde = 14:00h às 17:00
    Sextas-Feiras – Tarde = 14:00h às 17:00h
    Local:
    Vaga: 30
    Ementa: EMENTA: 1. Quais os cuidados e recomendações fundamentais para o depósito de patente; 2. Como uma dissertação/tese pode virar uma Biostartup? 3. Conceitos essenciais na elaboração do plano de negócio na área de Ciências da Vida; 4. Como fazer um pitch do seu trabalho; 5. O que o investidor e a indústria levam em consideração para aplicar recursos em Biostartups.
    Obs 1.: Para cursar essa disciplina tem que matricular também em NAP801 turma B
    Obs 2: Para cursar essa disciplina tem que matricular também em NAP801 turma A

    PPG Bioquímica:
    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação IV – Introdução a Biologia Estrutural – A + Tópicos Transversais de Pós-Graduação IV – Introdução a Biologia estrutural – B
    Código: NAP801
    Carga Horária: 30h/2CR
    Profa. Mariana Torquato Quezado de Magalhães
    Data início: 20/05/2019
    Data fim: 31/05/2019
    Horários: Segundas a Sextas-Feiras – 9:00-12:00 e 14:00-16:00
    Local: J2-221
    Vaga: 30
    Ementa:

    PPG Bioquímica:
    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação I –Desenvolvimento de estratégias terapeutica para modulação do sistema imune.
    Código: NAP801
    Carga Horária: 30h/2CR
    Prof. Luis Henrique Franco; Rafael Pinto Vieira
    Data início: 08/05/2019
    Data fim: 19/06/2019
    Horários: Quartas-Feiras – 14:00 às 16:00h
    Local: J2-221
    Vaga: 20
    Local:
    Ementa: A disciplina apresenta e discute o desenvolvimento de estratégias terapêuticas visando o tratamento de patologias relacionadas à modulação do sistema imune, desde o seu histórico até a situação atual e também perspectivas.
    Obs.: Para cursar essa disciplina tem que matricular também em NAP801 turma B
    Obs.: Para cursar essa disciplina tem que matricular também em NAP 801 turma A

    PPG Bioquímica:
    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação II – Para entender imunologia
    Código: NAP801
    Carga Horária: 30h/2CR
    Prof. Nelson Vaz
    Data início: 07/03/2019
    Data fim: 04/07/2019
    Horários: Quintas-Feiras – 14:00 às 16:00h
    Local: CDA1 315
    Vaga: 10
    Ementa: A disciplina apresenta e discute o desenvolvimento de estratégias terapêuticas visando o tratamento de patologias relacionadas à modulação do sistema imune, desde o seu histórico até a situação atual e também perspectivas.

    PPG Genética:
    Disciplina: Tópicos Transversais de Pós-Graduação IV– Tópicos Estatística Geral
    Código: BIG890
    Carga Horária: 60h/2CR
    Prof. Renan Pedra de Souza
    Data início: 19/03/2019
    Data fim: 11/06/2019
    Horários: Terças-Feiras – 14:00 às 18:00h
    Local:
    Vaga: 35
    Ementa: Variáveis aleatórias. Testes de hipótese paramétricos e não-paramétricos para média (mediana) proporção e variância em uma, duas e K amostras. Testes de bondade de ajuste. Testes e medidas de associação.

     

  3. Equipe que participou de disciplina no ICB leva prêmio em evento

    PremiaçãoHelen

    No dia 25 de novembro, durante o FINIT Festival 2018 – um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do país – ocorreu a apresentação dos melhores projetos da disciplina “Empreenda! Em ação!”.

    O primeiro lugar foi para a startup “Tick Solution” que estuda o desenvolvimento de uma vacina direcionada aos cães e que previne o aparecimento de carrapatos. A pesquisadora Helen Ribeiro, membro da startup, mencionou a experiência positiva na disciplina “Ela envolvia toda a área de empreendedorismo: patente, financeira, tudo.”

    A vencedora, que está fazendo sua tese de doutorado sobre a vacina, acreditava que seu estudo não existiria fora do programa “Empreenda. Em ação! é um ótimo lugar para quem tem ideia e não sabe desenvolver. Aprendi tudo que era necessário para transformar uma ideia que achei que ficaria apenas no papel em uma empresa”, afirma. Informa, ainda, que a seu exemplo outros participantes da disciplina igualmente desenvolveram projetos elaborados nela.

    Para a estudante, a experiência de participar do FINIT, evento de porte internacional, concluiu a disciplina de maneira grandiosa, com diversos mentores e empresas presentes, discutindo dúvidas, oportunidades e ameaças às startups criadas, com muitos dos presentes, que teriam dificuldades de colocação no mercado de trabalho, saindo com possibilidades de emprego.

    Sobre a disciplina

    A disciplina Empreenda. Em Ação! É ofertada pelo professor Rodolfo Giunchetti, dentro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular, está com inscrições abertas para o próximo semestre e é voltada tanto para alunos da graduação, quanto da pós-graduação de todos os programas do ICB, desde que se relacionem com a área de ciências da vida.

    De acordo com ele, o objetivo do curso é despertar nos alunos uma nova perspectiva de mercado. “São cursos que têm muito a oferecer e que podem gerar um impacto muito grande. Nós só precisamos conectar e incentivar os alunos”, afirma.

    Mais informações:

    Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular
    Tel: 3409-2774

    NOTÍCIA RELACIONADA

    Empreenda: disciplina que busca transformar ideias em negócio já vai começar

  4. Jubileu de Ouro do ICB convidou todos a uma tarde de conversas e lembranças

    2

     

    Hoje, dia 28/11, ocorreu a comemoração do 50° Aniversário do ICB. A ocasião convidou Diretores, professore e membros do técnico-administrativo a olhar e participar das mesas redondas e apresentações do dia.

    O Evento abriu com um representante da atual reitora da Universidade, o pró-reitor de pesquisa adjunto, André Ricardo Massensini, o Diretor do Instituto, Professor Carlos A. Rosa, a diretora do instituto de 2014-2018, Professora Andréa Mara Macedo e a Professora Élida Mara Leite Rabelo falando sobre a experiência deles no ICB e a importância do Instituto para a UFMG, seguido por uma apresentação do Coral Cantáridas, homenageando sua fundadora, Sofia Perdigão, que morreu este ano.

    A professora Élida Rabelo mencionou como o ICB passou por mais um ano de acontecimentos importantes ocorrendo dentro e fora dele e ressaltou a importância de “celebrar apesar dos tempos difíceis”, em relação a isso, mostrando o próprio aniversário como exemplo. O simples ato de se reunir para compartilhar histórias do Instituto é uma celebração importante, que mantém a comunidade local ativa e feliz.

    Diversas pessoas falaram em seguida, como o Professor Emérito Tomaz Aroldo da Mota Santos, Darcy Ferreira dos Santos, Servidor Técnico em Assuntos Educacionais, entre outros. Darcy falou do “Orgulho dos 90 anos da UFMG” e que senti similar orgulho do ICB, um lugar que ele diz ter “começado lutando” para sair da sombra da Faculdade de Medicina, com seus anos iniciais tendo diversos problemas de infraestrutura, até ter crescido e se tornado o lugar que é hoje.

    O Jubileu de Ouro foi uma tarde cheia de lembranças, felicidade e promessas para o futuro. Uma perfeita celebração dos 50 anos do Instituto, trazendo a certeza de que muitos anos mais virão.

    Veja o restante das fotos no nosso Flickr

    NOTÍCIAS RELACIONADAS

    Jubileu de Ouro do ICB

  5. Efeitos psicossociais por alergias alimentares é tema de pesquisa na UFMG

     

    Luísa LemosAlergia alimentar consiste na manifestação de uma resposta imune anormal aos antígenos presentes em diversos alimentos, quando introduzidos ao organismo. Segundo documento desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 6% de crianças menores de três anos possuem algum tipo de alergia alimentar no mundo. Já nos adultos, a prevalência é de 3,5%. Os alérgenos afetam não só a alimentação como também as relações psicossociais dos indivíduos.

    Segundo doutoranda do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB/UFMG), Luísa Lemos, que desenvolve pesquisa de doutorado sobre o tema, alergias alimentares podem predispor o organismo a desenvolver outras atopias. Além disso, a restrição alimentar também apresenta-se como fator preocupante, uma vez que interfere diretamente não só na dieta como também nas vivências psicossociais dos indivíduos.

    No caso das crianças, as alergias alimentares são ainda mais sensíveis, pois o sistema imune ainda não está totalmente desenvolvido. Para Luísa, a higiene excessiva e a pouca exposição das crianças acabam interferindo na diminuição da produção de anticorpos. O engenheiro de produção Matheus Nunes desenvolveu, ainda criança, alergia à leite. Ele conta que, além das questões biológicas, a alergia afetou diretamente a sua vida social. Em festas de aniversário, por exemplo, não podia comer quase nada.

    Para a nutricionista e mãe, Raquel Fabrício, é muito importante o acompanhamento dos pais nesse momento da vida da criança, para que a doença não influencie em um possível isolamento social quando adulto. Raquel é mãe de João Vitor, com um ano e dois meses – que possui alergia a diversos alimentos, como o leite, ovo, abacate e a cenoura.

    Assista, logo abaixo, matéria da TV UFMG sobre o tema. https://youtu.be/rS9E0z_k9f0

    (Com Assessoria de Imprensa da UFMG)

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo