Menu

Noticias do ICB

teste

Portal do Instituto de Ciências Biológicas - ICB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  1. Novos Titulares: Rosa Arantes, Carlos Delfin e Evanguedes

    Após rigorosa avaliação, realizada por comissão composta pelos professores Geraldo Brasileiro Filho (Faculdade de Medicina/UFMG); Raghuvir Krishnaswamy Arni (UNESP), Marta de Lana (UFOP) e Elizabeth Pacheco Batista Fontes (UFV), três novos professores do ICB foram promovidos à função de Professor Titular: Evanguedes Kalapothakis (BIG), Carlos Delfín Chávez Olórtegui (BIQ) e Rosa Maria Esteves Arantes (PAT).

    As apresentações, abertas ao público, encerraram as avaliações para promoção de professores à Classe E nesse primeiro semestre de 2017.

     

    Conheça um pouco mais sobre os professores

     

     

    Evanguedes Kalapothakis

    Biólogo pela UFMG, o professor Evanguedes atua no Departamento de Biologia Geral do ICB. PhD em Biologia Molecular e Celular pelo Laboratório de Biologia Cleular e Molecular da Universidade de Londres, em seu Pós-doutoramento, na Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia), buscou princípios ativos com varreduras automatizadas. Sub-coordenador do programa de Pós Graduação em Genética, também atua nos Programas de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia, no Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica e no Programa de Pós Graduação em Genética. Publicou 155 artigos completos em revistas indexadas. É inventor de 5 processos depositados. Orientou 33 dissertações de mestrado, co-orientou outras 3; orientou 23 teses de doutorado e também coorientou 3, dentre outros. Possui experiência nas áreas de Farmacologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase nas seguintes áreas: caracterização de moléculas de interesse farmacológico, marcadores moleculares, genética de populações, isolamento e expressão de proteínas recombinantes. Sócio fundador da empresa Phoneutria Biotecnologia e Serviços LTDA.

     

    Carlos Delfín Chávez Olórtegui

    Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, Carlos Delfín é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Ricardo Palma, Lima-Perú mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e pós-doutorado pela Université de Montpellier, CNRS UMR 5094, França (1998 e 2004). Foi Pesquisador Visitante no Imperial College of London, Inglaterra entre setembro de 2011 a setembro de 2012. E Professor Honorário da Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima Perú desde maio de 2012. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunoquímica de toxinas. Utiliza a Biotecnologia peptídica para a identificação e síntese de epitopos ou mimotopos em proteínas para a produção de anticorpos policlonais e monoclonais.

     

    Rosa Maria Esteves Arantes

    Médica pela UFMG, Rosa Arantes é professora do Departamento de Patologia Geral do ICB. Fez residências médicas em Clínica Médica e em Anatomia Patológica pelo Hospital das Clínicas da UFMG,mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com pós-doutorado pela Universidade de Queen´s, Kingston, Canadá e pela Yale School of Medicine, New Haven, EUA Coordenou o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular (2007-2009) e o Programa de Pós-graduação em Patologia da UFMG no Biênio (2012-2014). Tem experiência na área de Medicina e áreas Biomédicas, com ênfase em anatomia patológica humana e experimental e neurobiologia. Atua nos seguintes temas: Neurodegeneração, Neuroinflamação, Neuroparasitologia, Sistema Nervoso Entérico, Gnotobiologia, Patologia das Doenças Tropicais. Interesses em Psicanálise e Antropologia da Ciência. Coordena o Projeto MEDIANTAR do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) desde 2013. Bolsa de Pesquisador 2 do CNPq.

  2. Quadrilha Sol Nascente no Arraial do ICB

    Reprodução do YouTubeO Arraial do ICB 2017 será no dia 7 de julho, uma sexta-feira, no estacionamento em frente à Diretoria. De 17h às 22h, com muita música e dança, a festa será animada pelo DJ Júnior e pela Quadrilha Sol Nascente.

    Composta por 25 casais, a Sol Nascente tem chamado a atenção nos mais conhecidos concursos de quadrilha de BH. Nos últimos dias, eles ganharam o segundo lugar no concurso Arraial no Palco, realizado no bairro Alípio de Melo, onde também receberam o prêmio de “Melhor Casal de Noivos”.

    Além dessas atrações, o Arraial do ICB terá as tradicionais barraquinhas de caldos, bebidas, churrasco, doces, tropeiro e cachorro-quente. Também vai ter fogueira, decoração típica e muito mais...

    A entrada é franca e todo mundo é bem-vindo!

    Não vai perder, héin?

    Mais informações: rh [AT] icb [DOT] ufmg [DOT] br

  3. Débora Reis é a nova professora titular do ICB

    Banner.DeboraA mais nova Professora Titular do ICB é a farmacêutica Débora D'Ávila Reis, do Departamento de Morfologia. Após analisar seu memorial e desempenho docente, seguindo todos os parâmetros e normativas estabelecidos para o Processo Avaliativo para Promoção para Classe E, de Professor Titular, a Comissão Avaliadora decidiu pela aprovação da candidata, que passa a um novo patamar da carreira acadêmica.

  4. Robson Santos recebe título de Professor Emérito

    Foto: Fundep UFMGAtualizado em 26/06/2017 16h50

    No dia 23 de junho, o pesquisador Robson Augusto Souza dos Santos recebeu o título de Professor Emérito da UFMG.

    Robson Santos é médico pela Universidade Federal de Itajubá, fez mestrado em Fisiologia com o professor Wilson Teixeira Beraldo na UFMG, é doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo e PhD pela Cleveland Clinic Foundation. Veio para a UFMG em 1984, onde atua como professor titular desde 2002, e já orientou mais de 90 alunos em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

    O pesquisador ficou mundialmente conhecido pela descoberta do peptídeo angiotensina Ang- (1-7), que tem função protetora e produz efeitos de controle na pressão arterial. Já recebeu inúmeras homenagens, como o prêmio internacional Georg Forster Research Award, que reconhece pesquisas que se destacam, trazem novas descobertas e impactam positivamente em suas respectivas áreas.

    Na UFMG, foi um dos principais responsáveis pela criação do doutorado em Farmacologia e do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica, primeiro curso de Mestrado Profissional da UFMG, entre inúmeras outras contribuições.

    Pessoalmente, Robson Santos também é músico - cantor e compositor, atividade que há anos mantém em paralelo com a carreira científica. Já lançou seis discos e possui mais de 150 composições originais, que refletem sua trajetória de vida multicultural.

  5. Participe da campanha do agasalho do ICB até o dia 15 de julho

    Imagem Rádio CatedralJá é inverno e nem precisa consultar o termômetro para constatar que a temperatura média em BH tem caído nos últimos dias. Num gesto de solidariedade, Marlene de Miranda (BIG) e Pollyanna Santos (Secretaria Geral) se uniram para organizar uma Campanha do Agasalho no ICB, que vai até o dia 15 de julho.

    Os agasalhos devem ser colocados em uma caixa na portaria principal do ICB.

    "Sabe aquele casaco que não serve mais? Aquela blusa que você ganhou e nunca vai usar? Eles podem ajudar a evitar que alguém passe o inverno com frio", alerta Pollyanna.

    Ela também informa que os itens coletados serão entregues à Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, no bairro Lagoinha, e à Pastoral de Rua Anawin, no bairro Serra, duas instituições ligadas à Igreja Católica e que já desenvolvem inúmeros trabalhos assistenciais com pessoas em situação de rua.

    "Colabore com essa causa e ajude a aquecer as ruas de BH!", convida Marlene.

    Mais informações: pollyannatrabalho [AT] hotmail [DOT] com

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo