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Nossa proposta é oferecer um ambiente receptivo e acolhedor, sem julgamentos e sem conselhos, garantindo total sigilo no processo de acolhimento e escuta ativa a todos os estudantes do ICB que porventura possam vivenciar alguma dificuldade. O objetivo final é contribuir para uma melhor vivência do percurso acadêmico.

 

Imagem.Escuta.ICBO atendimento realizado pela Escuta Acadêmica ICB (EAi) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG é dirigido aos estudantes de graduação e de pós-graduação desta Unidade. Formada em fevereiro de 2016, a partir da aprovação de projeto apresentado pelo Centro de Graduação (Cegrad) na Congregação do ICB, a Escuta Acadêmica foi pensanda para promover o devido acolhimento ao aluno quando sua vida acadêmica é surpreendida por questões alheias à sua vontade que possam colocar em risco a continuidade do seu percurso acadêmico.

Objetivo 

Em outras palavras, trata-se de oferecer ao estudante do ICB - com alguma dificuldade ou entrave acadêmico - um espaço para falar sobre suas reais necessidades e questões que ultrapassem os trâmites administrativos e acadêmicos. Ao se estabelecer um vínculo de confiança entre o estudante e o servidor do setor se busca revelar situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimentos que também possam interfir no processo ensino-aprendizado.

connect Imagem de OpenClipart Vectors por PixabayImagem de OpenClipart Vectors por PixabayEsse atendimento também pode envolver uma rede construida junto com os demais setores do ICB e de toda a UFMG , com a ativa participação do estudante. O processo envolve a construção de um caminho que orienta e faz intermediações com atenção e cuidado ao aluno, buscando oferece-lhe os devidos encaminhamentos, sempre respeitando as decisões do aluno e observando as orientações da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG em consonância com a Política de Saúde Mental desta Universidade.

ACOLHIMENTO A DISTÂNCIA NA UFMG - LISTAGEM DE CONTATOS

 

Atividades:

  • Acolher alunos da graduação e da pós-graduação, ouvindo suas demandas com empatia, atenção e respeitando sua individualidade; prestando orientações conforme a demanda apresentada (pessoal, social, psíquica etc).
  • Registrar o atendimento em instrumento próprio, elaborado para tal finalidade. Posteriormente repassar para o banco de dados, tão logo esteja disponível, facilitando o acompanhamento, a organização das informações e a avaliação de resultados.
  • Sugerir encaminhamento para tratamento e acompanhar os desdobramentos, quando necessários.
  • Propor ações de prevenção a partir do conhecimento de situações vivenciadas pelos estudantes.
  • Dialogar com docentes, setores acadêmicos e outros espaços no ICB e na UFMG sobre situações excepcionais para buscar, conjuntamente, caminhos para diminuir o sofrimento do aluno.
  • Conscientizar os alunos quanto as suas qualidades e competências, diante das situações diversas que os deixam fragilizados durante sua vida acadêmica.
  • Dialogar com órgãos institucionais internos e externos à UFMG, sobre situações excepcionais, para possíveis encaminhamentos de demandas apresentadas, com a devida participação e consentimento do aluno.
  • Contatar, quando necessário, intervindo com a devida autorização, atores relatados na escuta com o objetivo de promover o auxílio e o cuidado ao aluno.
  • Receber demandas de familiares referente ao aluno e propor diálogo conjunto.
  • Prestar orientações acadêmicas e administrativas.
  • Contribuir para o entendimento de impasses e dificuldades que vivenciam no curso e/ou na instituição, com o propósito de visualizarem possíveis caminhos.
  • Dialogar e acompanhar situações de trancamentos totais/parciais de matrícula além de exclusões/desligamentos, a pedido do órgão responsável, que envolvam situações de sofrimento mental; contribuindo para a reflexão desses alunos sobre os motivos que os levaram a tomar tal decisão, além e apresentá-los possibilidades diante do problema.
  • Orientar alunos sobre como dar entrada em recursos contra desligamento.
  • Elaborar parecer da Escuta sobre atendimentos do aluno que foi desligamento ou em processo de desligamento para subsidiar pareceristas e diretoria.
  • Acolher alunos com deficiência acompanhado pelo NAI.
  • Receber alunos, professores, familiares, coordenadores de curso e servidores com demanda de busca ativa de algum estudante e prestar as devidas orientações. Será que já dá para iniciar a forma eletrônica de se fazer pedidos? Poderia estar aqui um ícone para esse serviço.

Informações

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