Menu

Documentos

Problema com cartão para liberar a Catraca?

Se seu problema é Acesso Negado

  1. Desbloqueie seu cartão no MinhaUFMG, link “Sistema de Controle de Acesso aos Espaços Físicos”.
  2. Aguarde 24h e teste novamente na catraca.
  3. Caso o problema persista, favor enviar um e-mail para com nome completo, número do cartão e informar: Cartão com Acesso Negado.

Você não tem MinhaUFMG?

  1. Aguarde 24h após pegar seu cartão e teste novamente na catraca.
  2. Caso o problema persista, favor mandar um e-mail para com Nome completo, número do cartão e informar: Cartão com Acesso Negado/Sem MinhaUFMG

Se seu problema é: o cartão não é lido por nenhuma catraca, não aparece nenhuma mensagem.

Favor procurar o CCA/PRA (segundo andar da Praça de Serviços - tel: 3409-3263) com seu cartão e informar que o cartão NÃO é lido pela catraca.

Perguntas frequentes

  1. Qual a utilidade da Identidade Funcional ou Crachá de identificação fornecida pela UFMG?

A identidade/crachá servirá para identificação dos servidores, alunos e pessoas que mantenham alguma relação com a UFMG. Além de acesso aos prédios e estacionamentos da universidade, a CIF/CI/CIE poderá ser utilizada nos Restaurantes Universitários, Bibliotecas e no Centro Esportivo Universitário (CEU). Lembrando que nesse último caso, a implantação será gradativa.

  1. Sou servidor ou aluno novo na UFMG. Como faço para solicitar minha Identidade Funcional/Crachá de Identificação? Quem mais além de servidores e alunos tem direito ao crachá de identificação?

Os servidores têm direito à IF (Identidade Funcional). Já os alunos de graduação e pós-graduação têm direito ao CI (Crachá de Identificação).

Alunos de Graduação, em geral, recebem o cartão no ato da matrícula. Servidores e alunos de pós-graduação deverão comparecer à Central de Controle de Acesso - CCA/PRA, localizada na Praça de Serviços do Campus Pampulha, 2º andar, loja 26, de segunda a quinta-feira, no horário de 08:30 às 11:30 horas e de 13:30 às 16:30 horas. Favor ligar antes para confirmar a abertura do setor no período (telefone: 3409-3263).

Documentos necessários:

Tipo de vínculo Documento 1 Documento 2
Servidor do quadro efetivo Documento original com foto
(comum a todos)
Número da matrícula UFMG
Aluno de pós-graduação Comprovante de matrícula

Alunos Pós-Doc, Apoio Técnico e demais externos - alunos, colaboradores e funcionários sem vínculo com a UFMG - precisam ter o cartão solicitado por um servidor do ICB. Para tanto, basta que o responsável (chefe ou orientador) preencha este formulário e encaminhe por e-mail para ou imprima, assine e entregue na recepção da Diretoria do ICB.

  1. O Crachá de identificação emitido pela UFMG poderá ser utilizado como Carteira Estudantil, dando direito a meia entrada?

Não. Para emissão da carteira estudantil, o aluno deverá entrar em contato com o DCE.

  1. Como desbloqueio minha IF/CI?

Ao receber a IF/CI você deverá fazer login no portal “minhaufmg”, no lado esquerdo da tela localize: “Sistema de Controle e Acesso aos Espaços Físicos”, na tela que será aberta localize no canto superior esquerdo “Usuário” e depois “Gerir Crachá”. Será aberta uma nova tela “Comandos”, a seguir clique em “Desbloquear”, feito isso aguarde 24 horas e estará apta para o uso.

IMPORTANTE: Se o desbloqueio já foi realizado e mesmo assim a Identidade/Crachá não funcionar nos acessos aparecendo a mensagem “Acesso Negado”, o problema deverá ser informado ao setor responsável pelo controle de acesso da sua Unidade, Faculdade ou Escola, para que seja resolvido.

  1. Não tenho a senha ou não consigo acessar o portal “minhaufmg”, para desbloquear, solicitar 2ª via ou bloquear minha Identidade Funcional/Crachá de Identificação.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o CECOM através do e-mail ou telefone (31) 3409-4009, nos dias úteis, de 08h às 18h, para instruções.

  1. Os dados da minha Identidade Funcional/Crachá de Identificação estão incorretos.

Nesse caso, você deverá procurar a seção de pessoal da sua Unidade/Órgão de lotação (se Servidor) ou DRCA (se Aluno) para que seja realizada a alteração cadastral no sistema.

Após a correção, entrar em contato através do e-mail solicitando emissão de nova IF/CI, informando seus dados e comunicando que a 1ª via foi emitida com dados incorretos.

  1. Como faço para solicitar a 2ª via da minha Identidade Funcional/Crachá de Identificação?

Primeiro, você deverá acessar o portal “minhaufmg” no endereço https://sistemas.ufmg.br, e no menu “Sistemas” clicar em “Sistema de Controle de Acesso aos Espaços Físicos”, para acessar o sistema e efetuar o bloqueio da IF/CI, a fim de evitar seu uso indevido.

Em seguida, clicar em “2ª via” para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), e pagar a taxa de reemissão no valor de R$ 15,00 (quinze reais), se for o caso.

Feito isso, solicitar a emissão da segunda via por meio do endereço eletrônico , anexando o Comprovante de Pagamento ou o Boletim de Ocorrência, se for o caso.

Entregar a cópia da GRU quitada ou do boletim de ocorrência no CCA para retirar a IF/CI.

  1. Em caso de roubo preciso pagar taxa para emissão da 2ª via da minha Identidade Funcional/Crachá de Identificação?

Não. Nesse caso, há isenção de pagamento da segunda via. No lugar da Guia de Recolhimento da União - GRU, você deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido por órgão competente de segurança pública.

Para maiores informações, leia a Norma Geral do Sistema de Controle de Acesso aos Espaços Físicos.

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo