Menu

DSC 8353Cuidado com a “pessoa”, visibilidade e infraestrutura são prioridades no Programa de Trabalho

Os candidatos a diretor e vice-diretora do ICB UFMG pela chapa ORGULHO DE SER ICB, professores Ricardo Gonçalves, do Departamento de Patologia Geral, e Elida Rabelo, do Departamento de Parasitologia, participaram hoje de um diálogo com a comunidade sobre suas propostas de gestão para o mandato de 2022-2026.

O professor Ricardo Gonçalves abriu o encontro se apresentando e agradecendo a participação de professores, estudantes e técnicos, tanto presencial quanto remotamente. “Sou filho dessa casa, me sinto um profissional atuante, um estudante que deve muito à instituição. Então, é um prazer, além de uma obrigação, retribuir ideias e intenções para a melhoria do Instituto”, frisou. Em sua apresentação, a professora Élida Rabelo, atual vice-diretora, ressaltou a oportunidade que os candidatos têm tido de percorrer os departamentos, incluindo os técnicos-administrativos, para aprofundar a discussão sobre as ações propostas e receber sugestões de pontos que não foram pensados.

DSC 8384Pontuando o que é de maior importância no programa de trabalho, o professor Ricardo Gonçalves referiu três prioridades: cuidado da pessoa, visibilidade e infraestrutura. Sobre o primeiro ponto, ele afirmou que “o desejo da chapa é resgatar o orgulho de trabalhar no ICB”. “Uma das coisas que a gente está considerando como muito importante é a atenção ao trabalhador, o acolhimento; que a gente consiga se aproximar de todos, que a gente consiga encontrar e conhecer cada um, e assim, conhecer suas demandas, suas necessidades”, detalhou.

DSC 8377Em relação à melhoria da visibilidade do ICB, a professora Elida Rabelo defende “fazer jus ao protagonismo que o ICB tem na sociedade, para a sociedade científica e mesmo dentro da universidade”. Ela destacou os investimentos que têm sido feitos pela atual gestão em alguns setores, como a Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica e a Gerência de Projetos, e que devem ser mantidos caso a chapa seja confirmada na Eleição 2022.

Falando de melhorias na estrutura, o professor Ricardo elencou a necessidade de atualização das redes hidráulica e elétrica, assumindo o compromisso de lutar pela reforma geral do prédio que vem sendo discutida “já há muito tempo”, pela construção do prédio de aulas práticas, cujo projeto executivo está finalizado, a construção do bloco R para centralização dos biotérios, além da construção do bloco de Coleções Taxonômicas.

Além das prioridades, o professor Ricardo Gonçalves destacou a necessidade de discutir o ensino. “Nós somos considerados a melhor instituição de ensino superior do Brasil há vários anos consecutivos. Precisamos valorizar isso trazendo a discussão aqui para dentro sobre as novidades, as novas tecnologias, as novas metodologias de ensino, novas abordagens pedagógicas”.

DSC 8388Na impossibilidade do debate em função da inscrição de uma chapa única para consulta eleitoral, foi dada a palavra aos participantes presentes e respondidas as perguntas enviadas pelo site e pelas redes sociais. O debate, na íntegra, está disponível no Youtube.com/canalicbufmg, onde também foram postados os vídeos da série APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS.

O Programa de Trabalho da chapa “Orgulho de Ser ICB” está disponível no site no link https://bit.ly/3J0btcg

 

ÚTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A ELEIÇÃO

Debate de candidatos à Diretoria do ICB será na próxima sexta-feira
Perguntas da comunidade à chapa poderão ser encaminhadas antecipadamente

Consulta eleitoral para Diretoria do ICB tem inscrição de chapa única
Candidatos têm até 21 de março para divulgar propostas

Inscrição de chapas para escolha da nova Diretoria começa segunda
Começa em 14 de fevereiro o período de inscrição das chapas de professores candidatos à eleição da nova Diretoria do ICB

 

Cobertura e redação: Dayse Lacerda

Fotos: Henrique Castanheira

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo