Menu

imagem.Sars.Cov2 por NIAID CC2.0Imagem obtida por microscópio eletrônico de transmissão (MET) de partículas de Sars-CoV-2 (em amarelo) isoladas de um paciente National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) / CC BY 2.0Professora Ana Caetano, do departamento de Bioquímica e Imunlogia do ICB UFMG, analisa cenário a partir de novas cepas do vírus e relaxamento das medidas de prevenção em entrevista à Rádio UFMG Educativa

 

Embora já existem países no mundo onde a pandemia de covid-19 tem regredido, o Brasil vive o pior momento da crise sanitária, com recordes diários de mortes. Desde a virada do ano, os casos de infecção pelo coronavírus só aumentaram, aparecendo novas variantes e cepas em diferentes regiões do país. Com esse quadro, as projeções para as próximas semanas são preocupantes.

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a médica Ana Caetano Faria, pesquisadora e professora do departamento de Bioquímica e Imunlogia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, falou sobre o avanço da pandemia no país.

“O vírus se replica muito rapidamente. Então, o fato de a pandemia estar se arrastando no Brasil e a gente não estar conseguindo controlar, e o Governo não ter conseguido criar um programa de vacinação eficaz, isso facilita o surgimento de novas variantes”, esclarece a médica.

Além dos recordes de mortes, as novas cepas indicam o avanço e as complicações da pandemia, já que as mutações do vírus geram novos sintomas, tendem a ser mais transmissíveis e põem em risco a eficácia das vacinas. Outro fator que agrava a situação são as taxas de adesão ao distanciamento social, que estão cada vez menores, obrigando os governos estaduais e municipais a regrediram na abertura do comércio, adotando medidas mais rígidas em relação à circulação da população.

SERVIÇO

Conexões
Rádio UFMG Educativa
Produção de Flora Quaresma, sob orientação da jornalista Luiza Glória
Ouça a notícia no site da UFMG

 

(Com Agência de Notícias UFMG)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo