Menu

imagesBiólogo pela UFMG e ornitologista de paixão, como ele se define, o microbiologista Flávio Guimarães da Fonseca foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) para o biênio 2021-2022.

As eleições da nova diretoria aconteceram durante o Congresso Brasileiro de Virologia, em sua primeira versão online, no final de novembro de 2020. A primeiro tesoureiro eleita também é da UFMG, professora Maria Isabel Maldonado Guedes, da Escola de Veterinária.

Segundo Flávio Fonseca, professor do Programa de Pós-graduação em Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e integrante da equipe da UFMG que desenvolve estudos de uma vacina mineira contra a covid, a descoberta do "mundo dos vírus" se deu pelas mãos atenciosas da professora Erna Kroon, do ICB UFMG, que o orientou tanto no mestrado quanto no doutorado. Depois de trabalhar com o pesquisador Bernard Moss, no NIH, Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, se interessou pela vacinologia, trabalhou com vetores virais recombinantes e depois com outras estratégias e materiais para o desenvolvimento de vacinas tecnificadas.

A nova Diretoria da SBV é composta por jovens talentos da virologia brasileira, oriundos de diferentes instituições e subáreas da virologia. Uma de suas prioridades é atrair novos membros para a Sociedade e fortalecer a entidade representante dos profissionais dessa área, especialmente no momento histórico que a humanidade passa, com os desafios importos pela pandemia de coronavírus.

DIRETORIA SBV - Biênio 2021/2022

Presidente: Flávio Guimarães da Fonseca - ICB UFMG
Vice-presidente:João Pessoa Araújo Júnior - IB Unesp Botucatu
Primeiro Tesoureiro: Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes -Vet UFMG
Segundo Tesoureiro: Maité Vaslin de Freitas Silva - IM UFRJ
Primeiro Secretário: Helena Lage Ferreira - FZEA USP Pirassununga
Segundo Secretário: José Luiz Proença Módena - IC Unicamp

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo