Menu

Cantaridas.Noite.feliz.2020O Coral Cantáridas, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, encerra o ano com uma superprodução a distância, durante a pandemia: Noite Feliz foi a música escolhida.

Cheia de simbolismo, esta tradicional e popular canção natalina foi escrita pelo padre Joseph Mohr e composta por Franz Xaver Gruber, em 1818, na Áustria. Segundo historiadores, sua primeira execução foi na Missa do Galo do mesmo ano, na paróquia de São Nicolau. São Nicolau, por sua vez, é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega e considerado o precursor da história do Papai Noel.

O video também traz uma experiência que o grupo faz no campo das artes cênicas. "O que nos traz esta noite feliz? O nascimento, a esperança, a chegada da Palavra, das boas novas", inspira o vídeo. Que conta também que a produção foi feita de mentes abertas. "Cantamos para reavivar a esperança de que noites felizes nos aguardam amanhã e depois e depois".

A coordenadora do coral, professora Rosy Santos, comemora e deseja a todos: Feliz Natal!

ASSISTA AO VÍDEO

 

SAIBA MAIS DO CANTÁRIDAS

O Cantáridas foi criado em 1991 no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) como parte do projeto “Corais no Campus”, da Escola de Música da UFMG. O objetivo do projeto era criar um grupo coral em cada unidade acadêmica ou administrativa da UFMG e promover um maior entrosamento social dentro e fora dessas unidades. Eclético, desde sua criação apresenta repertório composto tanto por música popular brasileira, quanto folclórico e sacro, para as comunidades universitária e externa.A atividade é registrada junto ao Centro de Extensão do ICB, contando com total apoio das diretorias, desde sua criação. Pouca gente sabe, mas Cantáridas é o nome de um besouro (Lytta vesicatoria) usado na medicina antiga para fins afrodisíacos e diuréticos.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo