Menu

Erna.KroonA Associação Brasileira de Ciências (ABC) elegeu como Membro Titular a professora Erna Geessien Kroon, do departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB).

A eleição, realizada nesta quinta-feira, 3/12/2020, durante Assembleia Geral Ordinária da entidade, elegeu ainda outros 20 novos membros Titulares, além de membros Correspondentes, Colaboradores e Afiliados.

Renan

Dentre os Membros Afiliados, dois outros professores do ICB, também na categoria Ciências Biomédicas: Renan Pedra de Souza, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução (GEE), e Vivian Vasconcelos Costa,Vivian.Vasconcelos do departamento de Morfologia (MOR). Sub-coordenadora do Programa de Bioinformática (BIOINFO), sediado no ICB UFMG, a professora Raquel Cardoso de Melo Minardi, lotada no Departamento de Ciência da Computação da UFMG, foi eleita representante - em 2021 - dos membros afiliados no Conselho Consultivo.

Raquel.Minardi

Entre os titulares, 43% são mulheres; entre os afiliados, 46,7%. Davi Kopenawa Yanomani, do povo Ianomâmi. foi eleito dentre os Membros Colaboradores.

A posse de todos os eleitos será no Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro. Já sua diplomação está prevista para ocorrer durante a Reunião Magna da ABC, em maio de 2020.

Os membros afiliados, que tradicionalmente são empossados em simpósios científicos, em cada região, para que apresentem suas pesquisas, devido à covid-19 será necessário avaliar como os protocolos irão permitir  encontros desta natureza. Em 2020, os eventos foram suspensos.

CONHEÇA ERNA GEESSIEN KROON

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina, a carreira da professora titular Erna Kroon na UFMG começou ainda nos anos de 1980, como técnica contratada. O concurso para professora veio logo depois do mestrado em Ciências Biológicas, também pela UFMG, no campo da Microbiologia. O doutorado em Virologia foi em 1989, na Bayerischen Julius-Maximilians-Universität Würzburg, na Alemanha. Sua experiência tem ênfase na Virologia, tendo atuado principalmente com poxvírus, flavivírus e vírus neurotrópicos. É líder de pesquisa dos grupos do Laboratório de vírus e Vaccinia bovina e pesquisadora dos grupos de pesquisa Ecologia Química de Insetos Vetores, Fitoquímica e Biologia Farmaceutica e Imunologia de doenças virais. No campo editorial integra as revistas Virology Journal e Frontiers in Microbiology. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia de 2000 a 2002 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, UFMG de 2003 a 2007, e coordenadora do curso de especialização em Microbiologia de 2005 a 2012. Desde 2013 coordena o Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada do ICB UFMG.

MAIS UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA

Clique aqui para assistir ao vídeo de final de ano de 2019 com a professora Erna Kroon

 

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo