Menu

Prof.Pedro.Linardi Foto.Marcus.Vinicius.ICB.UFMGSangue Italiano move o esporte e gera glórias" é o título do livro que o professor Pedro Marcos Linardi, emérito da UFMG lança no dia 12 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Leitura do Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001. Caiçara).

Unindo suas duas paixões, o ex-professor de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG observa que existem várias obras mostrando a contribuição dos italianos "pela arte, ciência, culinária, moda, cultura humanística e formação política, mas nos esportes ainda há pouca informação". Seu livro tem o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca da influência italiana nos campos brasileiros. No campo esportivo, melhor dizendo.

"É importante relembrar o que esses quase 150 anos de imigração italiana no Brasil e consequente miscigenação das etnias representaram para o nosso País, no que concerne aos esportes, especialmente ao futebol", afirma Pedro Linardi, destacando que os italianos imigrados contribuíram de forma inequívoca para os grandes sucessos desportivos brasileiros.

capa.Sangue.Italiano.move.o.esporte.e.gera.glorias.Pedro.Linardi.2019O levantamento dos dados foram feitos com muita paciência e todo o rigor científico que ele desenvolveu durante a vida como cientista. "Eu consultei desde as figurinhas de jogadores que eram coladas nos álbuns, nos meus tempos de garoto, até jornais, revistas, publicações especializadas, e transmissões esportivas ao longo do tempos, graças ao invento de Marconi", revela, bem-humorado, garantindo que sua pesquisa começou antes mesmo de os clubes e federações do Brasil e da Itália disponibilizarem suas informações na internet.

Mesmo assim, o autor faz questão de registrar que as informações apresentadas, embora "fruto da fértil colonização", como ele diz, estão longe de ser completas ou representar qualquer censo. "Mas acredito que o leitor interessado vai encontrar novas revelações", afirma. Entre outros aspectos, o livro cita atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, automobilistas, cronistas esportivos, que se destacaram no esporte brasileiro, essencialmente o futebol, bem como clubes de origem italiana e estádios com nomes itálicos. 

 

SERVIÇO 
Sangue Italiano move o esporte e gera glórias
Autor: Pedro Marcos Linardi
Preço: R$ 40,00
Páginas: 131
Ano: 2019
ISBN: 9788521701835

ONDE ENCONTRAR: Lojas virtuais e no
site da Editora Pontes

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA
Pedro Marcos Linardi - Professor Emérito do ICB UFMG

(31) 3441-5805 

(Foto: Prof. Pedro Linardi | Por: Marcus Vinicius/ICB UFMG)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo