Menu

De Olho no Gato

 

Você sabia que o ICB tem uma campanha permanente de controle da população de gatos? “De Olho no Gato” promove a vacinação, vermifugação e o estímulo à adoção dos felinos, desde julho de 2011. Dentro da comemoração dos 50 anos, a Diretoria busca fortalecer a campanha em 2018 e reunir pessoas interessadas em colaborar.

“O objetivo principal do projeto é manter no ICB o menor número possível de gatos, castrados e monitorados. Como é da natureza dos gatos, eles demarcam o território e, com isso, espantam outros possíveis invasores, permitindo o controle natural da população no Instituto”, comenta Vinícius Cunha, Superintendente Administrativo. Atualmente, o prédio abriga cerca de 15 animais.

Vinícius explica que o grande número de animais mantidos no ICB para fins de pesquisa, como hamsters, ratos e camundongos, influenciam na presença constante dos gatos. O cheiro destes animais, às vezes imperceptível ao olfato humano, torna-se atrativo a longa distância aos felinos.

O projeto “De Olho no Gato” surgiu da parceria entre a equipe de Zoonose da Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB - UFMG). Os felinos que habitam o Instituto são cuidados voluntariamente pela veterinária Karin Bottger, professora do Departamento de Morfologia da UFMG e seu auxiliar Aguinaldo, servidor da Editora da UFMG.

Todos os outros gatos que, por algum motivo, acabam chegando ao Instituto são capturados por Karin e levados à Zoonose - PBH. Lá, os animais são castrados, vermifugados e vacinados antes de serem encaminhados para adoção.

“Tenho recebido o apoio de muitas pessoas para cuidar dos felinos, como a Diretoria e a Superintendência do ICB, além dos servidores da limpeza que me avisam quando vêem algum novo gato”, afirma Karin. Segundo a professora, desde a criação do projeto, mais de 300 animais retirados do Instituto já encontraram um lar.

A Diretora Andréa Macedo esclarece que este é um projeto de grande relevância para o ICB e à UFMG e que demanda, além de doações financeiras continuadas, pessoas interessadas em colaborar com o controle sem maus tratos de felinos. A professora convida as pessoas a conhecerem melhor o projeto e a colaborarem com a iniciativa.

Para participar, contate:

Karin Bottger - professora do Departamento de Morfologia da UFMG

| (31) 3409-2798

Vinícius Cunha - Superintendente do ICB

| (31) 3409-2989

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Redação: Vitória Brunini (Estudante de Jornalismo)

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1

CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo