Menu

O pesquisador David Lovinger, do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (EUA) estará na UFMG em julho, trazido pelo IEAT UFMG, onde cumprirá uma intensa agenda de atividades, que inclui a Grande Conferência IEAT, visitas a laboratórios e centros de pesquisa ligados ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, um curso sobre a neurobiologia do uso de drogas, além de visitas a outras instituições mineiras.

No dia 4 de julho, às 9 horas, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia da UFMG, o tema da Grande Conferência IEAT será “Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis”. A atividade, promovida pelo IEAT,  será em inglês com tradução simultânea para o português. As inscrições são gratuitas, bastando preencher o formulário disponível neste link https://goo.gl/forms/un8Lc78UdZSJfeoi1 Será emitida declaração de comparecimento aos que solicitarem.

Curso

Ainda na tarde do dia 4, até o dia 6 de julho, acontece o curso “Neurobiologia do abuso de drogas”,

coordenado pelos professores  Christopher Kushmerick e Ângela Maria Ribeiro, do Programa de Pós-graduação em Neurociência do ICB. As aulas serão em inglês.

O curso abordará técnicas modernas usadas para estudar alcoolismo e abuso de drogas ao nível de células individuais e circuitos neuronais. A ênfase será em técnicas de pesquisa de neurociência integrativas que envolvam medição precisa da atividade neuronal em relação ao comportamento, bem como métodos para manipular a função neuronal / circuito e avaliar o impacto no comportamento (Programação ao lado - em inglês).

CLIQUE PARA AMPLIARCLIQUE PARA AMPLIARAs inscrições podem ser feitas neste outro link: https://goo.gl/forms/PRxYZ2pUYdiO2nDz2 O local ainda será definido.

 

Álcool é droga

Segundo Lovinger, os transtornos pelo uso do álcool são caracterizados por vários comportamentos relacionados às drogas, incluindo consumo excessivo, uso prolongado e ciclos de abstenção e recaídas. A ingestão excessiva envolve comportamentos habituais e compulsivos que podem ocorrer apesar das consequências negativas do uso excessivo do álcool. O comportamento habitual é controlado por circuitos no cérebro que incluem o neocórtex e os gânglios da base, particularmente o circuito “sensório motor”.

"Nosso laboratório está examinando os efeitos do álcool e do canabinóide em moléculas, células, circuitos e comportamento em modelos de camundongos e primatas não humanos, em um esforço para entender os mecanismos que impulsionam o uso habitual de drogas. As mudanças induzidas pelo álcool e pela cannabis nos circuitos sensório-motor e os papéis conhecidos e potenciais dessas ações de álcool e cannabis na intoxicação, uso habitual de drogas e uso excessivo de drogas após a abstenção-recaída serão descritos.


Quem é David Lovinger?

Catedrático, pesquisador do Laboratório de Neurociência Integrativa, David Lovinger possui graduação em Psicologia pela University of Arizona (1981) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Northwestern University (1987). Atua desde 2001 no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) como investigador sênior e Chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa. Sua pesquisa versa sobre a modulação e a plasticidade da transmissão sináptica em sinapses corticostriatais e os efeitos do uso de sustâncias tóxicas na transmissão sináptica.

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo