Menu

Começa Hoje, dia 17, terça-feira, no Museu de Ciências Morfológicas do ICB, a exposição “O “Dizer” à flor da pele – o corpo humano como substrato de paisagens simbólicas”. O evento vai até o dia 20 de maio, de 8h às 17h, no campus Pampulha da UFMG.

A diretora do museu, professora Gleydes Cambogy, explica que a exposição abordará aspectos da aplicação de tatuagens e demais adornos na pele e suas possíveis consequências para a saúde, tratados num contexto cultural e contemporâneo, como simbologia do “dizer de si”, do “dizer da vida”.

A mostra do ICB parte do pressuposto de que o corpo é o nosso patrimônio. “Parece ser natural tantas culturas e povos terem escolhido o corpo como forma de expressão e tradução de valores retratados ao longo dos tempos através de modificações corporais”, analisa a diretora.

Ela explica também que através de uma ação educativa se procurou disponibilizar uma expografia atraente, mas acima de tudo informativa e reflexiva sobre o impacto que estas interferências podem trazer ao corpo para além de uma expressão estética.

"O Dizer à flor da pele" integra a Semana Nacional dos Museus, que este ano adotou o tema “Museus e Paisagens Culturais” e é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo do evento anual é adotar um tema como fonte de inspiração para reflexão e novas práticas em sua área de atuação.

 

Endereço e contatos

Av. Antonio Carlos, 6627, bl. N2
Instituto de Ciências Biológicas Pampulha
Belo Horizonte, MG CEP 31270-010

(31) 3499 2776

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo