Menu

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, o primeiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas em Ciência.

Segundo blog Fapemig.br, "A data foi instituída em dezembro do ano passado pelos Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reconhecer o importante papel que as mulheres desempenham nas comunidades de ciência e tecnologia ao redor do mundo".

A Organização defende que ciência e igualdade de gêneros são vitais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Chamando a atenção para o fato de que os benefícios sejam para toda a humanidade, o site Womeninscienceday.org afirma: "As mulheres jovens precisam de modelos (...). 

Segundo Rachael Dunlop, do theconversation.com, O grafico de tesoura, abaixo, que compara a carreira científica de homens e mulheres, em 2012, na Austrália, indica que as notícias ainda não são muito boas para as mulheres quando o assunto é ciência.

Embora seja pouco científico afirmar isso, o "senso comum" permite acreditar que a situação possa estar melhorando, mas ainda há um bom caminho pela frente ...

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG parabeniza a todas as mulheres brasileiras que fazem ciência, nas pesquisas e nos projetos de extensão, em especial àquelas oriundas do ICB, da UFMG, mas também de todas as instituições do mundo.  

 

 

 

 

 

(Gráfico In:  Higher Education Research Data Collection 2012, Department of Education; Office of the Chief Scientist, Australia, apud theconversation.com ).

 

Leia mais:

International Day of Women & Girls in Science

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (Fapemig)

 

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo