Mais uma vez, o trabalho do pesquisador Pedro Elias Marques Pereira Silva foi premiado. Orientado pelo professor
Gustavo Batista de Menezes, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, desta vez foi com o "Grande Prêmio CAPES de Teses”. Dentre as teses premiadas pela Capes três eram da UFMG, sendo duas do ICB, ambas reconhecidas Grande Prêmio UFMG de Teses 2015.
Foto: As três melhores teses selecionadas nos grupos das grandes áreas de avaliação foram premiadas pela Fundação Conrado Wessel (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)
Pedro Elias Marques, da área de Biologia Molecular, venceu na categoria Ciências Biológicas I com o estudo “Deposição de DNA no fígado como um novo fenômeno da lesão hepática medicamentosa”.
Em entrevista concedida à repórter Natália Morato, da Capes, o pesquisador afirmou que “Este é um ótimo incentivo não só para eu continuar, mas para que pessoas possam saber que existe um topo onde que podem chegar. Agora, já estou com o pós-doutorado encaminhado. Quero ir pra fora melhorar minha formação e pretendo voltar o mais rápido possível para contribuir com a pesquisa de qualidade aqui no Brasil."
Com o mesmo estudo ele também foi o vencedor do Grande Prêmio UFMG de Teses 2015 no grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Clique aqui para ler matéria publicada no Boletim UFMG
Parasitologia também reconhecida
Na categoria Ciências Biológicas III, a Capes também premiou o pesquisador Daniel Menezes Souza, orientado pelos professores Ricardo Toshio Fujiwara e Daniella Castanheira Bartholomeu, do Programa de Pós-graduação em Parasitologia.
Ele é autor do “Estudo de proteínas do parasito Leishmania (Viannia) braziliensis ortólogas a proteínas do hospedeiro: papel na infectividade e potencial uso no diagnóstico sorológico das leishmanioses”. Daniel Menezes Souza também recebeu menção honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses 2015, no grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.
A terceira tese da UFMG premiada foi inscrita na categoria Medicina Veterinária e desenvolvida na pós-graduação em Ciência Animal pelo pesquisador Rodrigo Otávio Silveira Silva. Clique aqui para ler a matéria publicada no Boletim da UFMG.
Segundo o site da Capes, além de Pedro Elias, também foram premiados com o Grande Prêmio, os pesquisadores Edroaldo Lummertz da Rocha, do programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina, e Tathiane Agra de Lemos Martins, do programa de pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Anualmente, o Grande Prêmio Capes de Tese é concedido, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), às três melhores teses ganhadoras do Prêmio Capes e selecionadas nos três grupos de grandes áreas de avaliação.
Os trabalhos foram selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação.
Na solenidade, ocorrida no último dia 10, também foram homenageados Paulo Emílio Vanzolini (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias), Aziz Nacib Ab'Sáber (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia) e Antônio Houaiss (Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – Ensino).
Clique aqui para ler mais sobre as premiações no site da Capes
(Com Agência de Notícias da UFMG e site da Capes)