Menu

Hoje, 27, às 13h, o Seminários do ICB traz o professor Fabrício Araújo Moreira, da Farmacologia. Ele vai apresentar, no CAD1, sua proposta de uma nova forma de tratamento da dependência de drogas de abuso, como a cocaína. A entrada é gratuita e aberta ao público interessado.

“Usuários de cocaína precisam usar quantidades cada vez maiores da droga, por que ela afeta a maneira como o cérebro processa e produz essas substâncias químicas, necessárias ao perfeito funcionamento do organismo”, afirma o pesquisador.

Em sua pesquisa Fabrício Moreira busca identificar mecanismos que facilitem ou reduzam a ação dos endocanabinóides, uma espécie de “mensageiros” do cérebro. Assim será possível regular os níveis e a ação dos neurotransmissores que já estiverem ativos no cérebro. Neurotransmissores são pequenas moléculas que possibilitam que os impulsos nervosos de uma célula influenciem os impulsos nervosos de outra.

A partir desse mapeamento ele pretende desenvolver medicamentos sintéticos que possam “ligar” ou “desligar” o sistema produtor de substâncias químicas responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo.

Medicamentos com o princípio ativo Canabidiol (CBD) - uma das mais de 400 substâncias presentes na maconha -, não apresentam os efeitos psicotrópicos (“barato”) da droga e são capazes de reduzir os efeitos tóxicos da cocaína. Além disso, também possuem ação anticonvulsivante, sendo usado no tratamento da epilepsia.

Para o pesquisador, um impedimento para os avanços das pesquisas nessa área ainda são a desinformação e o preconceito.

SERVIÇO
Canabidiol e endocanabinoides: Novas abordagens farmacológicas contra os efeitos da cocaína?
Dia 27/10/2015 (3ª feira)
Horário: 13 h. Local: Auditório 1A do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais - CAD1.

CONTATO
Prof. Fabrício de Araújo Moreira - Pesquisador. Departamento de Farmacologia do ICB-UFMG - (31) 3409-2719 -



Ilustração: Editoria de Arte do Jornal O Tempo. Belo Horizonte. 2015. Em: http://cefal-unifal.blogspot.com.br/2015/01/entendendo-o-uso-de-canabidiol-no-brasil.html

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
| (31) 3409 3011 | www.icb.ufmg.br |
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

 

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo