Menu
Atualizada em 27/10/15, às 9h35

Evento antecipado para o dia 28/10, quarta, no mesmo local, devido ao feriado do Servidor Público, no dia 30. 

Antonio Teixeira de Matos, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais estará no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) no dia 28 de outubro, às 9 horas, para falar de seus estudos a respeito da "Importância das macrófitas em sistemas alagados construídos (Wetlands construídos)“. Promovida pela pós-graduação em Biologia Vegetal, a palestra é gratuita, aberta a interessados e não há inscrição prévia.

Segundo Antonio Matos e seus colaboradores, “Dentre as diversas soluções propostas para o tratamento de águas residuárias, com elevada carga de material orgânico, distingue-se sua disposição em Sistemas Alagados Construídos (SACs) ou ‘constructed wetlands’, por serem de baixo custo de implantação e operação”.

Os SACs são reservatórios preenchidos com materiais porosos e permeáveis como a brita, para dar suporte ao cultivo de espécies de planta aquática que guardam habilidades úteis no processo de despoluição de águas residuárias agrícolas, agroindustriais e urbanas.

Além de ser fácil de construir, esteticamente adequado e de baixo consumo de energia, o sistema também pode ser utilizado no tratamento do esgoto doméstico, águas residuárias da suinocultura, laticínios e de muitas outras formas de origem agrícola e agroindustrial.

O processo é comprovadamente eficaz, mas essa eficiência depende da quantidade de material orgânico aplicado e do tempo que a água fica retida no sistema, sendo especialmente indicado para emprego em condições climáticas tropicais.

“Por usarem recursos naturais e renováveis, além de apresentarem fácil operação e manutenção, estes sistemas passaram a ser indicados para utilização em regiões carentes de saneamento básico, adequando-se às condições de países de clima tropical, como é o caso do Brasil”, afirma o autor.

Quem é Antonio Teixeira de Matos
Engenheiro Agrícola, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA), do curso de Engenharia Ambiental da UFMG. Leciona disciplinas nas áreas de Diagnóstico e Controle da Poluição do Solo e Águas Subterrâneas, e de Disposição de Águas Residuárias no solo e Sistemas Alagados Construídos. Orienta estudantes de graduação e pós-graduação no DESA/UFMG e DEA/UFV.

SERVIÇO
Palestra: "Importância das macrófitas em sistemas alagados construídos (Wetlands construídos)“
Palestrante: Prof. Antonio Teixeira de Matos (DESA/UFMG)
Data: 28/10/2015  quarta-feira   Horário:  14h
Local: Sala de seminários do Departamento de Botânica do CB-UFMG / Bloco L2/ sala 259
Gratuita, sem inscrição prévia.


CONTATOS
Prof. Antonio Teixeira de Matos
(31) 3409 1960
 

Prof. Marcel França
Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do ICB e coordenador da disciplina "Fitorremediação – a utilização de plantas na remoção de contaminação ambiental", que promove o evento.
(31) 3409 2682
Marcel GC França <>



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  ( 31) 3409 3011 
www.icb.ufmg.br | Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo