Menu

No dia 4 de maio o doutor em física Frederico Alves Lima vem ao Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD-2) do ICEx-UFMG para proferir a palestra “Luz Síncrotron no Brasil e no Mundo: desenvolvimento e aplicações”.

O professor, que é coordenador da linha de luz XDS, do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, vai comentar os principais avanços obtidos pelas pesquisas com essa tecnologia, seus desafios e da experiência do CNPEM, único laboratório da América Latina a trabalhar com essa tecnologia (Veja nota na revista Science/2013).

O evento é parte do “Ano Internacional da Luz”, acontece na próxima segunda-feira, 4 de maio, No auditório A104, do Centro de Atividades Didáticas, as 10h30.

Luz síncrotron é aquela emitida por um feixe de elétrons de alta energia, ao ser forçado a seguir uma trajetória curvas. Após passar em um conjunto de aceleradores de partículas e ao serem curvados, emitem uma luz muito intensa, que abrange uma ampla faixa de comprimentos de onda: do infravermelho aos raios X.

Em estações experimentais apropriadas, localizadas ao redor do anel de armazenamento, parte da luz síncrotron pode ser usada em diversos experimentos, nas áreas de Física, Química, Biologia e Ciência de Materiais.

 

Clique aqui para conhecer breve histórico do LNLS

http://www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/apresentacoes/LNLS.pdf

 

Luz síncrotron, o que é isso? (Revista Ciência Hoje/5/2013)

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/luz-sincrotron-o-que-e-isso

 

(Com Assessoria de Comunicação do ICEX-UFMG)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo