Menu

A visita estreita a cooperação com centros de pesquisa chineses e incentiva o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

WhatsApp Image 2025 06 06 at 09.12.43A professora Vivian Vasconcelos Costa, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, está na China como parte de uma missão científica. A viagem, que ocorre de 28 de maio a 15 de junho de 2025, reúne membros titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em visitas a algumas das principais instituições de pesquisa chinesas.

Membra afiliada da ABC, Vivian integra a comitiva que percorre centros de excelência científica como a University of Science and Technology of China (USTC), o Shanghai Advanced Research Institute (SARI) e a ShanghaiTech University. A programação inclui também a participação no Congresso de Sustentabilidade da Academia Chinesa de Ciências, em Beijing, onde a presidente da ABC, Helena Nader, apresentou dados sobre a ciência brasileira.

O objetivo da missão, que conta com a participação de diversos países, é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre nações, com foco no fortalecimento de parcerias institucionais e na criação de oportunidades de colaboração. “Este tipo de missão é fundamental para consolidar e criar novas parcerias de pesquisa entre os dois países, especialmente fomentadas pelo BRICS por meio do intercâmbio de estudantes de pós-graduação e também de pesquisadores”, afirma Vivian.

A participação da professora na missão reforça o compromisso do ICB com a internacionalização da ciência e com a formação de redes colaborativas que ampliem o impacto da pesquisa produzida na UFMG.

 

Redação: Timóteo Dias

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo