A visita estreita a cooperação com centros de pesquisa chineses e incentiva o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.
A professora Vivian Vasconcelos Costa, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, está na China como parte de uma missão científica. A viagem, que ocorre de 28 de maio a 15 de junho de 2025, reúne membros titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em visitas a algumas das principais instituições de pesquisa chinesas.
Membra afiliada da ABC, Vivian integra a comitiva que percorre centros de excelência científica como a University of Science and Technology of China (USTC), o Shanghai Advanced Research Institute (SARI) e a ShanghaiTech University. A programação inclui também a participação no Congresso de Sustentabilidade da Academia Chinesa de Ciências, em Beijing, onde a presidente da ABC, Helena Nader, apresentou dados sobre a ciência brasileira.
O objetivo da missão, que conta com a participação de diversos países, é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre nações, com foco no fortalecimento de parcerias institucionais e na criação de oportunidades de colaboração. “Este tipo de missão é fundamental para consolidar e criar novas parcerias de pesquisa entre os dois países, especialmente fomentadas pelo BRICS por meio do intercâmbio de estudantes de pós-graduação e também de pesquisadores”, afirma Vivian.
A participação da professora na missão reforça o compromisso do ICB com a internacionalização da ciência e com a formação de redes colaborativas que ampliem o impacto da pesquisa produzida na UFMG.
Redação: Timóteo Dias