Menu

Fattini

Comunicamos o falecimento do professor aposentado do departamento de Morfologia, Carlo Américo Fattini, aos 89 anos. Ele foi diretor do ICB (1979 - 1982) e vice-reitor da UFMG (1986 - 1990). Também foi fundador da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), em Vespasiano. Inúmeras gerações de médicos e milhares de profissionais da área da saúde foram influenciadas por seus ensinamentos, presenciais e através de seus livros didáticos, em parceria com o professor José Geraldo Dângelo, como o livro “Tratado de Anatomia Humana”, referência na maioria das instituições de ensino de ciências da saúde brasileiras. Deixa a esposa Natália, a filha Fernanda e um neto.

O velório acontecerá hoje, 28 de dezembro de 2022, das 14h30 às 16h30, no Cemitério Parque da Colina (Rua Santarém, 50 - Nova Cintra), em Belo Horizonte.

Fattini, que era médico e professor de Anatomia, aposentou-se da UFMG no final da década de 1990, depois de 40 anos de trabalho na instituição. Reconhecido como um líder carismático, era “daquele tipo que apenas deixa fluir sua atenção e recebe com tranquilidade e paciência o gesto e a palavra do interlocutor”, declarou em seu blog seu ex-aluno Flávio de Andrade Goulart. Aposentou-se da UFMG no final da década de 1990, depois de 40 anos de trabalho na instituição.

“Outra característica marcante do mestre”, segundo o professor Márcio Cardoso, aposentado do departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG, é que “ele era carinhoso e cuidava das pessoas”. Cardoso lembra que, quando foi dar aulas em Barbacena, a convite de Fattini, após todas as orientações necessárias e complementares possíveis, no dia do embarque seu mentor estava na rodoviária para embarca-lo, pessoalmente. “Ele só faltou me sentar na cadeira. Com todo o carinho, como se cuida de um filho! Isso foi muito marcante pra mim!”, reconhece, declarando que esse estreito relacionamento surgiu ainda em 1996, quando entrou na graduação de Medicina. Foi aluno, monitor de Anatomia, e, anos mais tarde, admitido como professor da mesma disciplina.

“Carlo Américo Fattini representa um exemplo de educador” conclui Márcio. “Ele conduziu com competência, conhecimento, humanidade e carisma o ensino da Anatomia Humana, durante décadas, na Faculdade de Medicina e no ICB da UFMG, e, após sua aposentadoria, também na FASEH, em Vespasiano. O professor Fatini deixa um grande exemplo ético, de competência profissional, espírito universitário e sobretudo de um ser humano admirável”, homenageia.

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo