Menu

Na manhã da próxima terça-feira, 8 de setembro, uma série de eventos na Fapemig (foto da nova sede) prometem marcar a história da ciência em Minas Gerais e reforçar a importância do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesse campo. Na ocasião, dentre outras atividades onde se apresentam professores do departamento de Bioquímica e Imunologia, será inaugurada a Galeria de Fotos dos Ex-dirigentes da Fundação e descerramento da placa do auditório “Carlos Ribeiro Diniz”, que dentre várias outras posições destacadas foi um dos idealizadores da criação do ICB.

 

A partir das 9h30 haverá assinatura de dois documentos relacionados à ética na pesquisa científica. Logo após, o médico Sérgio Danilo Pena, professor titular do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, fará palestra em comemoração aos 150 anos do primeiro artigo publicado de autoria de Gregor Johann Mendel – cientista conhecido como o “pai da genética”.

A bióloga Liza Figueiredo Felicori Vilela entra na sequência. Doutora em Bioquímica e professora do mesmo departamento apresentará o tema “Criação do Primeiro Núcleo de Biologia Sintética de Minas Gerais”.

Felicori coordena também o Igem UFMG, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) (Veja +). Após levantar os recursos necessários, o grupo deverá representar o Brasil, no final de setembro, numa competição internacional de Biologia Sintética, o Igem, que é promovida anualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT, em Boston, nos Estados Unidos. O objetivo do evento é promover a criação de um dispositivo biológico inovador que permita a solução de um problema humano relevante.

PELA ÉTICA
Ambos o eventos estão relacionados à Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação, e acontecem logo depois da assinatura de dois documentos importantes:

·  "Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica", da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Guia que estabelece valores, princípios e orientações para a condução da pesquisa científica e a comunicação de seus resultados. A iniciativa da Academia Brasileira de Ciências é complementar a outras na mesma direção, com propósitos específicos, por parte de instituições de pesquisa, associações profissionais, agências de fomento, entre outras.

·  “Manifesto sobre Ciência e Criacionismo”, da Sociedade Brasileira de Genética (SBG)

Documento público que busca comunicar que não existe respaldo científico para ideias criacionistas que vêm sendo divulgadas em escolas, universidades e meios de comunicação. O objetivo do comunicado é esclarecer a sociedade brasileira e evitar prejuízos no médio e longo prazo ao ensino científico e à formação dos jovens no país.

 

QUEM FOI CARLOS RIBEIRO DINIZ

Natural de Luminárias, Sul de Minas Gerais, Diniz foi um dos primeiros cientistas a estudar venenos de escorpiões, aranhas e serpentes, com notável contribuição para o conhecimento de suas toxinas e mecanismos de ação.

Professor titular da UFMG e emérito do Instituto de Ciências Biológicas, sua carreira começou ainda em 1943, quando graduou-se em Medicina e foi contratado como professor assistente de Química Fisiológica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na década de 1960, Carlos Diniz destacou-se pela militância em prol do fortalecimento da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais.

Entre 1982 e 2002, dedicou-se à pesquisa científica na Fundação Ezequiel Dias (Funed/Fiocruz), da qual foi diretor e um dos responsáveis pela criação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na Fundação, além de grande incentivador para a formação de novos cientistas.
Sua liderança, carismática e seu perfil reconhecidamente pautado pela ética e idoneidade, foi decisiva para a construção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a princípio na Faculdade de Medicina e, posteriormente, no campus Pampulha a UFMG.

Nos anos de 1980, trabalhou para criação da Fapemig. No papel de presidente do Conselho Curador da Fundação, lançou mão de seu prestígio junto à comunidade científica para garantir o percentual orçamentário que a sustenta.

SAIBA MAIS DA BIBLIOGRAFIA DE CARLOS DINIZ: Site da Associação Brasileira de Ciências
 


NA IMPRENSA
Ciência usa biologia sintética para criar máquinas - Jornal O Tempo - MG

 

(Com Assessoria de Comunicação da Fapemig)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo