Menu

WhatsApp Image 2022 09 27 at 15.22.37Carreira do cientista foi assunto principal na abertura do Conecta Sim 2022

Especialistas em Microbiologia ficam reunidos na Universidade Federal de Minas Gerias, durante três dias consecutivos a partir de hoje, para discutir o futuro desta área do conhecimento no Brasil. A carreira do cientista foi o assunto principal na abertura do Conecta Sim 2022, IX Simpósio de Microbiologia totalmente organizado por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas.

 

Para a reflexão inicial foi convidado o cientista brasileiro Paulo Sérgio Lacerda Beirão, médico e professor titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia.

Líder na criação do curso em nível de doutorado em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador, Paulo Beirão traçou um panorama da carreira de cientista em um país desenvolvido. Citando como exemplo os Estados Unidos, o professor revela que a maioria deles está atuando em empresas. “A carreira mais comum é ir para uma indústria. Por sua vez, as empresas são quem, em sua maioria, financia as pesquisas a partir de problemas concretos”, afirmou. De todo o esforço em pesquisa nos EUA, cerca de 63% são voltados para o desenvolvimento de produtos.

Em relação à população que se dedica à pesquisa, de acordo com Beirão, nos EUA são aproximadamente 4,4 mil pesquisadores por milhão de habitantes. Já no Brasil, a relação é de 888 por milhão. “É muito importante termos a formação de pesquisadores no Brasil. Estamos com uma carência, porque começamos a investir muito tarde. A pós-graduação foi institucionalizada no Brasil no fim da década de 60”, defendeu.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 15.22.04Na opinião do professor Beirão, se o Brasil não for capaz de agregar tecnologia aos seus produtos, “vamos continuar sendo um país subdesenvolvido”. Ele considera necessário “mudarmos o modelo econômico e apostarmos na capacidade de gerar conhecimento para sair da crise”. De acordo com o professor, essa é a receita dos países mais ricos, “eles são os que mais investem em pesquisa e desenvolvimento”.

Presidente da Fapemig desde novembro de 2020, Paulo Beirão apontou estratégias para mudar o cenário brasileiro, entre as quais a formação de pesquisadores, por meio da concessão de bolsas de pesquisa, para ter um sistema de ciência e tecnologia robusto, que responda às demandas da sociedade". Ele também defende o apoio à inovação em ambientes capazes de promover desenvolvimento econômico e social.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 15.22.04 3ABERTURA

Participaram da cerimônia de abertura, nesta terça-feira, o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Marcos dos Reis; o diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Ricardo Gonçalves; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, professora Danielle da Glória de Souza; a coordenadora do Mestrado Profissional, professora Erna Geessien Kroon; a coordenadora da Especialização, professora Nalu Teixeira de Aguiar Peres; e a chefe do Departamento de Microbiologia, professora Giliane de Souza Trindade.

 

Erna Nalu  Ricardo Fernando 

 

WhatsApp Image 2022 09 27 at 15.22.04 2PROGRAMAÇÃO

A programação desta terça-feira prossegue com entrega do Prêmio Erna Kroon, que reconhece o melhor artigo científico de 2021, produzido no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Após a premiação, serão apresentados os melhores trabalhos de especialização, mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. A programação inclui ainda a apresentação de posters dos participantes inscritos.

 

 

plateiaO Conecta Sim 2022 prossegue até a próxima quinta-feira. As atividades incluem mesas-redondas, palestras nas áreas ambiental, de bacteriologia, ensino, micologia e microbiologia geral, com 16 pesquisadores da UFMG e de outras instituições brasileiras reconhecidos nacional e internacionalmente por suas pesquisas científicas.

 

 

 

 

 

AnfitrioesSERVIÇO
Conecta Sim 2022
Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1)
27 a 29/09/2022

Programação completa: https://www.even3.com.br/conectasim22/

Redação: Dayse Lacerda
Fotos: Henrique Castanheira

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo