Menu

neuronio.cortical.humano Reconstrução tridimensional de um neurônio cortical humano e suas sinapses- imagem cedida pelo Professor Jeff Lichtman - Crédito:Universidade Harvard“Microscopia de alta resolução aplicada à pesquisa biomédica” é nome do workshop internacional que será realizado no período de 27 a 29 de setembro de 2022, pela rede de pesquisa e extensão BioIMG Net.

Coordenada pela professora Cristina Guatimosim, do Departamento de Morfologia do ICB, a rede é financiada pela Chan Zuckerberg Initiative.

Gratuito, o workshop, que abordará metodologias da área de bioimagem, terá a participação do médico e PhD da Universidade de Harvard, Jeff Lichtman, renomado pesquisador nesse campo e pioneiro no desenvolvimento da microscopia eletrônica 3D. O professor Greg Kitten, também do departamento de Morfologia e do Centro de Microscopia da UFMG, é coorganizador, ao lado de Guatimosim.

Segundo a professora, “essas metodologias avançadas permitem que os pesquisadores obtenham imagens tridimensionais, sem precedentes, de tecidos, células, organelas, complexos de proteínas e até moléculas individuais”.

Ela também esclarece que um dos objetivos do evento é apresentar esses avançados métodos à comunidade científica, tanto na pesquisa básica quanto na biomédica aplicada, e mostrar porque eles estão se tornando cada vez mais acessíveis em toda a América do Sul, por meio de interações de redes internacionais.

O WORKSHOP

A bioimagem é uma abordagem metodológica de análise qualitativa e quantitativa de imagens que permite fundamentar descobertas científicas baseadas na microscopia. No workshop, serão abordados técnicas de ponta tais como: microscopia eletrônica tridimensional, crio-microscopia eletrônicas, Super resolução, Multiplex, dentre outras. Além disso, uma sessão será dedicada a técnicas de diagnóstico médico baseado em imagens.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.microscopiamg.org.br/bioimgnet

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/cnswmp4Z2qWJaQTD7

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo