Menu

premiofrases1Produções de estudantes refletem o que o trabalho do biólogo representa para o ICB UFMG

Os finalistas do concurso “Ser biólogo é...”, lançado pelo ICB UFMG para comemorar o Dia do Biólogo e marcar o aniversário de 50 anos do curso de Ciências Biológicas, foram premiados na tarde desta sexta-feira,16, em evento simbólico na Diretoria do Instituto.

Os autores das frases vencedoras Raquel Teles Rocha (1o lugar), Nadine Thamara Rodrigues Costa (2o lugar) e Bernardo de Faria Leopoldo (3o lugar) foram recebidos pelos professores Ricardo Gonçalves e Élida Rabelo, diretor e vice, respectivamente, e pelo coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Carlos Renato Machado.

“Queremos resgatar o sentimento de orgulho que temos pelo nosso Instituto e pelo curso de Ciências Biológicas”, afirmou Ricardo Gonçalves ao explicar o objetivo de iniciativas que, como o concurso comemorativo do Dia do Biólogo, promovam a integração da comunidade e o sentimento de pertença. “As frases ficaram muito bonitas e refletem a imagem que queremos transmitir relacionada a evolução, diversidade, ecologia”, ressaltou o professor Carlos Renato.

MAIS QUE UM CONCEITO

“A frase já era um conceito dentro de mim”, revelou Bernardo Leopoldo. “A medida que a gente vai estudando biologia a gente vai entendendo o que é ser biólogo. Buscamos compreender a natureza e traduzir o que ela representa para que outras pessoas também possam perceber o seu valor”, destacou salientando que se sentiu no dever de participar ao ver a chamada no perfil do Instituto no Instagram.

premiofrases3Também motivada pela campanha nas redes sociais, a psicóloga Nadine Costa quis fazer uma homenagear os colegas. “Pensei em tudo que aprendi com a Biologia, nos laboratórios, nas práticas, ao longo da vida e cheguei a essa formulação”, contou.

Graduanda do 3o período de Ciências Biológicas, Raquel Rocha, relatou que já vinha refletindo há algum tempo sobre o que é estudar Biologia. “De um semestre para o outro percebi que as matérias, que pareciam isoladas, começaram a se encaixar na minha cabeça. Quando vi a chamada para o concurso, veio essa inspiração. Achei divertido e decidi participar”, detalhou.

Os estudantes foram presenteados com uma caneca personalizada do cinquentenário do ICB UFMG e ainda receberão certificado. Ao todo, a Comissão Julgadora avaliou 23 frases encaminhadas por membros da comunidade acadêmica. Os alunos de graduação e de pós-graduação foram os que mais participaram do concurso. Confira, abaixo, as frases selecionadas.

1o lugar
“Ser biólogo é descobrir, com o tempo, que os seres vivos tem várias formas de dizer que tudo está conectado”

2o lugar
“Olhar pela lente da diversidade e encontrar infinitas possibilidades”

3o lugar
“Ser biólogo é desvendar a linguagem da natureza e traduzi-la para o mundo”

NOTÍCIAS ANTERIORES

Concurso de frases “Ser biólogo é..." já tem vencedores

Concurso comemorativo busca reconhecer trabalho do biólogo

 

Redação: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo