Menu

Gustavo.FonsecaGustavo Fonseca foi importante na criação do programa de pós-graduação em foi o mentor da criação do Curso de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Foto: Global Environment Facility / Flickr.Com enorme pesar, a chefia do departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG comunica o falecimento do professor titular aposentado Gustavo Alberto Bouchardet da Fonseca, no dia 31 de agosto de 2022.

Além de suas inúmeras contribuições científicas em ecologia e conservação, ele foi um dos fundadores do nosso programa de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, que publicou a seguinte mensagem em homenagem a seu ilustre colaborador.

 

"O Dr. Gustavo Fonseca [...] se formou em Ciências Biológicas pela UnB, em 1977, e cursou o mestrado e doutorado na Universidade da Florida. Ao final da década de 80, já bastante preocupado com as diversas crises e ameaças à biodiversidade e sendo profundo conhecedor dos riscos de extinção e das possibilidades de ação para prevenir a erosão da biodiversidade, Ele idealizou, junto com outros colegas da UFMG, um curso depós-graduação em ecologia aplicada com ênfase em conservação.

Tinha como objetivo formar profissionais qualificados para enfrentar os desafios da conservação da biodiversidade atuando tanto na academia,quanto em organizações públicas e privadas e no terceiro setor. Visionário, foium dos fundadores do nosso Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (PPG-ECMVS) cuja primeira turma ingressou em 1989.

Ele foi coordenador e orientador permanente no PPG-ECMVS, tendo sido responsável pela formação de dezenas de pesquisadores. Publicou mais de 170 artigos científicos, alguns dos quais de extremo impacto, como por exemplo a coautoria com Russell Mittermeier e Norman Myers, do artigo sobre os hotspotsde biodiversidade na Nature que, desde sua publicação em 2000, conta com mais de 33 mil citações.

Gustavo ajudou a fundar a Fundação Biodiversitas, ONG ambientalista mineira que participou da negociação do fundamental apoio financeiro do US-Fish and Wildlife Service para o nosso programa, que permitiu a aquisição de equipamentos e veículos, e financiamento de diversas atividades de pesquisa e cursos de campo do PPG. Ainda como professor da UFMG, assumiu a posição de diretor-presidente da ONG Conservação Internacional, o braço brasileiro da Conservation International, uma das maiores e mais ativas ONGs conservacionistas do mundo.

Em função dos resultados alcançados para a conservação da biodiversidade brasileira quando esteve à frente da CI-Brasil, Gustavo foi convidado a assumir a posição de Vice-presidente para Ciências da matriz em Washington, onde idealizou e foi o primeiro diretor do Center for Applied Biodiversity Science (CABS), um think tank que congregou algumas das mais férteis mentes de cientistas da conservação e produziu vários dos avanços conceituais e metodológicos na área.

Mesmo afastado da UFMG, continuou como orientador do Programa por um tempo, até se desligar da CI e assumir uma função no Global Environment Facility (GEF), o órgão do Banco Mundial de fomento e apoio à programas ambientais. Gustavo, também, era diretor de Programas do GEF, responsável pelos investimentos em escala global do Banco Mundial em ações de proteção da biodiversidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e conservação de ambientes marinhos e de água doce.

Ao aliar uma enorme energia e disposição para o trabalho a uma grande habilidade política e um profundo conhecimento sobre ecologia e conservação, Gustavo se tornou não apenas um dos mais renomados cientistas da conservação do mundo,mas também um eficiente executor de políticas ambientais em escala global. Deixa um enorme legado expresso em suas obras e publicações, em seus alunos e nos resultados alcançados. Fará muita falta nesses tempos de negacionismoe crises iminentes.

O PPG-ECMVS e sua comunidade lamentam profundamente a morte prematura do professor e faz votos de paz e conforto a todos os seus amigos e familiares".

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo