WhatsApp Image 2022 08 18 at 09.06.14Guia financiado produzido no Neducom será apresentado a professores no sábado

As professoras Adlane Vilas-Boas e Marina Tavares, do Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, apresentam no próximo sábado o e-book “O essencial da genética no Ensino Médio”, um guia de atividades voltadas para inserção da genética moderna no plano de aula curricular ou disciplinas eletivas desse nível de aprendizagem.

“O que temos aqui são atividades que acreditamos ser importantes para inserir a genética moderna no ensino médio, trazendo uma visão que vá além da genética básica, mendeliana, que é ministrada atualmente”, afirmou a bióloga Adlane Vilas-Boas, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução. Ao todo, são oito atividades e dois estudos dirigidos, alguns originais e outros já publicados em revistas científicas.

O guia é um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e produzido por estudantes de licenciatura, mestrandos e egressos de programas de pós-graduação, residente pós-doutoral e docentes do curso de Ciências Biológicas e da Faculdade de Educação (FaE).

Segundo Adlane Vilas-Boas, que coordena o Neducom, “a genética aborda conhecimentos que podem contribuir para a compreensão de muitas questões atualmente presentes na sociedade e, sendo assim, é importante trabalhar os conceitos dessa área de forma articulada com as realidades vivenciadas pelos estudantes”. Parte do material foi apresentado a professores da Educação Básica de diferentes escolas do Brasil em oficinas remotas realizadas em 2020 e 2021, anos marcados pela pandemia do Sars-CoV-2.

O evento, para professores do ensino médio convidados, será às 8h30, no Neducom.

O ebook poderá ser baixado do site do Neducom: www.icb.ufmg.br/neducom