Menu

20220808 104430Empreendedorismo, inovação e comunicação marcam atividades do primeiro dia

Com algumas “pinceladas” sobre os conceitos básicos e as inúmeras possibilidades de inovação no mundo da biotecnolgia, a professora Rafaela Salgado abriu, na manhã desta segunda-feira, 8, a 6ª Edição do Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas. A atividade, realizada pelo Laboratório IdeaReal do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, está acontecendo no prédio principal e no Centro de Atividades Didáticas 1.

“O curso tem como objetivo incentivar a adesão de novos integrantes aos estudos da Biologia Sintética e à descoberta do potencial dessa área, ainda nova, na geração de novos conhecimentos, produtos e arte”, explicou a gestora de Inovação Regina Maria Fernandes. Os participantes vão se inteirar sobre técnicas de manipulação genética, uso de ferramentas de bioinformática, inovação e empreendedorismo, e sobre o Movimento Maker. Eles também terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a competição iGEM (International Genetically Engineered Machine), na qual o grupo da UFMG tem participado e se destacado nas últimas edições.

Para aprofundar o tema do Empreendedorismo e Inovação, o VI CEMB trouxe nesse primeiro dia o engenheiro Hermes Magalhães, professor associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, com “O desafio da comunicação para a inovação”. Além de resgatar os diversos conceitos de inovação, ele ressaltou a importância de simplificar a comunicação para que o trabalho em equipe aconteça.

20220808 113354Atividades práticas

No fim da manhã, os participantes do VI CEMB já começaram a colocar a mão na massa: fizeram a extração de DNA com kit da Phoneutria Biotecnologia e Serviços. O procedimento prático é uma etapa crucial para realização do teste PCR, utilizado, por exemplo, para a detecção do vírus da covid-19. Criada por cientistas brasileiros, a empresa elabora, produz e comercializa sua própria linha de reagentes, procurando facilitar ao máximo a rotina do cliente.

Programação
O Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas prossegue até a próxima sexta-feira alernando atividades teóricas e práticas nos CADs 1 e 3 e no ICB UFMG. No link a seguir você confere a programação completa: https://ideareal.org/vi-cemb/

IdeaReal
O IdeaReal é um laboratório aberto à comunidade, ancorado no movimento “Faça você mesmo”. A proposta é fomentar a interação entre pessoas de diferentes áreas, além do desenvolvimento e aplicação de novas ideias. Focado em biologia sintética, o laboratório procura democratizar a aprendizagem e o uso de ferramentas da biologia sintética.

 

Redação e fotos: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo