Menu

Fernando Amaral

Atualizado às 9h de 8/8/2022

A Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG comunica com enorme pesar o falecimento, neste domingo, 7 de agosto de 2022, aos 62 anos, do professor associado Fernando Amaral Silveira, do departamento de Zoologia e orientador do Programa de Pós-graduação em Zoologia da UFMG.

 

Velório será nesta segunda, das 11h às 13h, na Avenida do Contorno 3000, Sta. Efigênia.

TRANSMISSSÃO ON-LINE DA CERIMÔNIA DE DESPEDIDA
Site: www.adiau.com.br
Selecionar:
      Estado: Minas Gerais
      Cidade: Belo Horizonte
Senha de acesso: 1 5 0 4 4 3 7

 

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Amaral se mudou para Viçosa aos 19 anos, onde revelava ter tomado gosto pelo estilo de vida do interior. Formou-se em Engenharia Agronômica e sagrou-se mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Entomologia pela Universidade do Kansas, seus trabalhos acadêmicos concentravam-se principalmente no campo da Sistemática e Conservação de Abelhas e biodiversidade.

Sempre muito bem humorado, era erudito, socialmente orientado, crítico, dono de uma sensibilidade brilhante. No último dia 28 republicou em sua rede social uma frase que dá uma boa ideia de sua personalidade: "Não basta ser excelente no que faz: é preciso ser ético e humano".

Além de dezenas de textos científicos, deixa um legado que envolve a publicação de quatro livros de literatura: Encruzilhadas (2016); Contos de Outros Mundos (2017); Espelho Virtual, com poesias (2019), e, recentemente, Cândida e outras vidas (2022). Segundo ele, eram as emoções e os conflitos internos que mais lhe interessavam. Ele estava escrevendo ainda mais um livro de contos e em uma novela.

MANIFESTAÇÃO

"É com enorme pesar que recebemos ontem a notícia do falecimento do querido Fernando Amaral da Silveira: professor, pesquisador, orientador, respeitado por todos os colegas e admirado pelos alunos. Mas, acima de tudo, ele era um ser humano excepcional! Um grande amigo! O ICB perde um profissional excelente e a UFMG perde um grande servidor. Manifestamos os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Recebam um forte abraço de toda a comunidade do ICB. Sentiremos muito a falta dele".
Professor Ricardo Gonçalves, diretor do ICB e amigo pessoal

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo