Menu

FormaturaCêrimônia marca 50 anos do curso

Estudantes que concluíram o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais no primeiro semestre de 2022 colaram grau na noite desta quinta-feira, 4, em cerimônia oficial realizada no Campus Pampulha. Ao todo, 51 alunos de licenciatura e bacharelado, nas modalidades percurso aberto, biotecnologia e saúde e ambiental, diurno e noturno, concluíram a graduação, estando aptos ao exercício de atividades de pesquisa, ensino e prestação de serviços.

Tatiane

"A colação de grau é uma cerimônia muito importante na vida acadêmica, para os alunos e também para toda a Comunidade, uma vez que nossa atividade-fim é o ensino”, afirmou a Secretária Geral Tatiana Gomes Almeida (Na foto, de máscara azul). Para ela, trata-se “daquele momento em que sentimos uma sensação de trabalho realizado, pois, direta ou indiretamente, contribuímos para a formação e crescimento daquelas pessoas”.

A formatura das turmas do primeiro semestre de 2022 acontece em um momento duplamente significativo para o ICB UFMG. O curso de Ciências Biológicas está completando 50 anos. Implantado em 1972, como curso de História Natural, englobando áreas das ciências biológicas e geológicas.

Além da data comemorativa, essa colação de grau é especial porque se trata da primeira realizada de modo presencial depois de 2020, quando foi declarada a pandemia de covid-19. Ainda sob medidas de prevenção contra o novo coronavirus, o evento foi realizado no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1, sendo presidida pelo diretor do ICB, professor Ricardo Gonçalves. Além dele, a mesa foi composta pelo coordenador do curso e professor homenageado Carlos Renato Machado, pelos professores Helen Lima Del Puerto e Luiz Gustavo Franco e pela servidora técnica administrativa Túlia Marques Silva Oliveira, secretária do Colegiado do Curso, todos homenageados.

 MesaTúlioLuiz GustavoDel Puerto1 

Cerimônia

Aberta a sessão solene pelo professor Ricardo Gonçalves, houve a recepção dos formados e foi exibida a mensagem da reitora da UFMG, professora Sandra Goulart. Após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, a aluna Luana Margarina Sabino Lobo, oradora da turma, proferiu seu discurso no qual destacou o caráter transformador da experiência de “viver a universidade, especialmente o curso de Ciências Biológicas”. Ela afirmou que “não tem como passar pela UFMG sem desenvolver o senso crítico e político”.

Carlos Renato

O coordenador do curso, Carlos Renato, também discursou, de improviso, e foi aplaudido de pé. Numa fala emocionada ele destacou que o ICB é um dos melhores centros de pesquisa do Brasil, graças a atuação dos alunos.

“Caros estudantes, agora vocês serão biólogos, uma profissão importantíssima para o desenvolvimento de um país”, afirmou ressaltando o significado da democracia. “Biologia é vida. Vida é democracia. Tenho certeza que vocês estão aptos a buscar um Brasil melhor”, completou.

Clique na foto ao lado e veja o vídeo com a íntegra do discurso do professor Carlos Renato (Na foto, de gravata vermelha).

Após a entrega das homenagens e discursos dos professores homenageados, a aluna Alexia de Faria Alves fez a leitura do juramento e o diretor do ICB conferiu os respectivos graus aos estudantes “por completar e integralizar todos os seus créditos, e para que possam exercer sua profissão com os direitos e as prerrogativas que lhe são concedidos pelas leis da república federativa do Brasil”.

Ricardo GonçalvesPor fim, foi feita a chamada dos estudantes para assinatura do Termo de Colação de Grau e encerrada a sessão com os agradecimentos finais do diretor.

“Parabenizo a todos, agora biólogos e biólogas, e suas famílias. Me orgulho muito de vocês porque sua formação atravessou momentos conturbados. A pandemia, o ensino remoto e o contexto político, econômico e social do país, trouxeram a vocês muitas inseguranças e conflitos. Mas vocês venceram. Alegrem-se comemorem bastante, porque vocês merecem muito.”, concluiu o professor Ricardo Gonçalves (Na foto, de camisa amarela).

Reveja a cerimônia no canal do ICB UFMG no Youtube.

. As fotos da Colação de Grau estão publicadas no perfil do ICB no Instagram (@icbufmg).

Redação: Dayse Lacerda

Fotos e vídeos: Henrique Castanheira

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo