Menu

professorfranciscoTitular do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução aposenta-se depois de 47 anos dedicados à instituição

Diretores do ICB/UFMG
Chefes e Vice-Chefes do DGEE/ICB/UFMG
Colegas Professores do DGEE e demais Departamentos do ICB/UFMG
Colegas Técnicos e Administrativos do DGEE/ICB-UFMG
Ex-alunos

Belo Horizonte, 18/07/2022

Após muita reflexão, ponderações e uma decisão muito difícil, assinei em 12 de julho minha declaração de opção de aposentadoria. No dia 13 de julho recebi da Seção de Pessoal do ICB uma cópia da Portaria no 5.505, de 13 de julho de 2022, assinada pela Profa. Sandra Regina Goulart Almeida e publicada no D.O.U. no dia 15/07/2022. É fato, sou agora um Professor aposentado! Isto assusta, mistura uma sensação de desconforto com a certeza do dever cumprido e fechamento de um ciclo. Quase desnecessário dizer que não me sinto desvinculado, desligado da minha UFMG! Amo esta nossa Instituição, vivi nela meus últimos 47 anos – é compreensível esta resistência. Vou solicitar permanecer, mais um pouco, como Professor voluntário: tenho ainda alguns projetos para concluir, ideias e contribuições para compartilhar.

Enquanto isto, escrevo para expressar minha gratidão pelo tempo que passamos juntos, compartilhamos experiências, aprendizados e ensinamentos, convivemos. Tenho mesmo muito que agradecer a todos, foram muitos anos de lutas, proposições, avanços, progressos. Vivi intensamente meu tempo no ICB e na UFMG, quer seja dando aulas, participando de reuniões, coordenando projetos, orientando estudantes, discutindo ideias. Dizer adeus a tudo isto é difícil, engasga-se. Permitam-me lhes dar um abraço forte, dizer o quanto foram bons todos estes anos, como foi bom compartilhar minha vida com um número enorme de pessoas desta nossa UFMG. Continuem contando comigo, sempre!

Obrigado,

Professor Francisco Barbosa

Se preferir, abaixo, veja o vídeo em que o professor Francisco lê a própria carta.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo