Menu

WhatsApp Image 2022 07 11 at 15.06.03Egresso do mestrado em microbiologia foi premiado por bebida envelhecida em madeira

É brasileiro e é egresso do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG o dono da medalha de bronze na Competição Nacional de Cervejas Domésticas da Associação Americana de Cervejeiros, uma das maiores do mundo, realizada na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia, em 2022. Fábio Florêncio, 38, terceiro colocado na Categoria 32 - Cerveja envelhecida em madeira, fez o mestrado profissional no Departamento de Microbiologia, sob orientação do professor titular Carlos Rosa.

A premiação no concurso, anunciada presencialmente no fim do mês de junho, é resultado de “muito estudo científico, persistência e ousadia na produção”, avalia Fábio Florêncio. “Eu sempre tive vontade de participar do concurso dos EUA. Por seu tamanho e história, ele é o sonho de todo cervejeiro caseiro. Mas eu achava que não estava preparado. Então, em 2021 comecei a elaborar as receitas e a produzir. Tinha muita expectativa, mas não sabia se ia conseguir a medalha. Tive êxito com essa premiação”, considera. Fábio Florêncio disputou com competidores do mundo inteiro e ganhou com a “Lenabaltic”, uma homenagem à filha de oito meses.

Uma Baltic Porter é uma cerveja escura com sabores maltados complexos com notas de frutas escuras e pouca expressão de maltes torrados. A quantidade de álcool (ABV) é bem maior que as cervejas comuns ficando entre 6,5% e 9,5%. No caso da Lenabaltic, a cerveja foi maturada em barril de amburana, adquirindo aromas e sabores dessa madeira tão utilizada no Brasil para armazenamento de cachaça.

TRAJETÓRIA

Natural de Contagem, Fábio Florêncio é professor de Física em uma escola profissionalizante de Minas Gerais. Terminou o mestrado em 2021 com o trabalho “Produção de cervejas de alta fermentação utilizando linhagens indígenas de Saccharomyces cerevisiae”. O interesse pela fabricação de cerveja é mais antigo, porém, e foi motivado por um presente da esposa em 2015 - uma bebida de trigo alemã. Curioso para experimentar novos sabores, ele conta que começou a produzir no início de 2016 depois de fazer um curso básico de cervejeiro caseiro. “Comprei meus equipamentos e iniciei minha produção em uma escala de 20 litros”, relata.

Associado à Associação de Cervejeiros de Minas Gerais (Acerva-MG), Fabio Florêncio afirma que a academia o entusiasmou com relação à ciência por trás da fabricação. “Após o mestrado, compreendi e aprofundei os estudos sobre fermentação, o que despertou meu interesse pela elaboração de outras bebidas”, relembra. Para Fábio, “a ciência relacionada com a produção é complexa, mas muito prazerosa e importante quando se pretende alcançar a excelência”.

Pesquisador de temas relacionados à fermentação para produção de cachaça, cervejas especiais e queijos artesanais, o biólogo Carlos Rosa lembra quando Fábio Florêncio iniciou o mestrado para aprofundar os seus conhecimentos sobre os processos fermentativos para a produção da cerveja. “O trabalho dele mostrou a importância do conhecimento científico desenvolvido na Universidade para atender demandas do setor produtivo”, reconhece. Para ele, “mesmo as pessoas que queiram produzir cerveja de forma artesanal devem levar em conta a dimensão científica do processo para obter um produto de alta qualidade sensorial".

WhatsApp Image 2022 07 08 at 16.07.22Fábio Florêncio tem projetos para aprofundar ainda mais o seu conhecimento na ciência da cerveja “e participar de mais competições como caseiro neste ano de 2022”. Para o ano que vem, ele espera se profissionalizar e embarcar nos concursos profissionais. “Quero também empreender na área e colocar meus produtos no mercado, além de contribuir com outros cervejeiros nos processos de fabricação”, planeja. Ao todo, Fábio Florêncio soma 50 medalhas em concursos nacionais e internacionais. Do total, oito são de 1° lugar. Além do prêmio nos EUA, ele conquistou o 1º lugar no concurso latino de cervejas lupuladas em março deste ano.

National Homebrew Competition

Ao longo de sua história de 43 anos, o National Homebrew Competition avaliou 156.830 cervejas. O concurso inaugural aconteceu em 1979 em Boulder, Colorado. Esse ano foram aproximadamente 18 mil garrafas. Os vencedores terão suas receitas divulgadas para todo o mundo.

 

Redação: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo