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Reitora Sandra Goulart Almeida assina protocolo de intenções com as direções da Fecomércio, Sesc e Senac; instrumento inaugura projeto ‘Parceiros’

A reitora Sandra Goulart entre o presidente da Fecomércio Lázaro Gonzaga e a diretora de Cooperação Institucional Zélia LobatoA reitora Sandra Goulart entre o presidente da Fecomércio, Lázaro Gonzaga, e a diretora de Cooperação Institucional, Zélia Lobato - Foto: Mariana Leão | Comunicação Fecomércio MG

Empresas mineiras do setor de comércio de bens e serviços poderão apoiar – inclusive financeiramente – ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. É o que prevê o protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira, dia 6 de julho de 2022, entre a UFMG, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A cerimônia de formalização do acordo ocorreu na sede da Fecomércio MG, em Belo Horizonte, e reuniu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o presidente da Federação, Lázaro Luiz Gonzaga, o diretor regional do Senac, Antônio Gonzaga da Silva Filho, o diretor regional do Sesc, Luciano de Assis Fagundes, a diretora de Cooperação Institucional, Zélia Inês Portela Lobato, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Ricardo Gonçalves, e outros envolvidos no processo.

Fecomercio mesaMilena Rosado, da gerência de Proejtos e Negócios do ICB, é a referência interna para ajudar a operacionalizar as ações candidatas - Foto: Mariana Leão Comunicação Fecomercio MGNa UFMG, a Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) vai desenvolver os mecanismos internos necessários para a operacionalização das ações, em conformidade com seu Programa Parceiros da UFMG, lançado em 2020. Por meio dele, a UFMG busca construir pontes com a iniciativa privada e outros órgãos públicos para captar recursos para o desenvolvimento de novos métodos, técnicas e produtos, “respondendo a contexto socioeconômico em frenética mudança”, segundo informa o site da Copi. No ICB a iniciativa será operacionalizada pela técnica-administrativa em Educação Milena Rosado, gerente de Projetos e Negócios.

Fecoemrcio.TodosO presidente da Fecomércio Lázaro Gonzaga, a responsável pela operacionalização do convênio na Fecomércio Marizete Andrade, o assessor de Comunicação do ICB Marcus Vinicius dos Santos, a reitora da UFMG Sandra Goulart, o diretor do Senac Antônio Gonzaga Filho, a diretora de Cooperação Institucional da UFMG Zélia Lobato, e o diretor do ICB Ricardo Gonçalves - Foto: Mariana Leão Comunicação Fecomércio MGO protocolo assinado nesta quarta-feira estabelece que os candidatos a receber financiamento das empresas ligadas à Fecomércio devem apresentar plano de trabalho e/ou projeto básicos detalhando as ações, metas, etapas ou fases de execução e de divulgação, e, se for o caso, a previsão de transferências de recursos financeiros e respectivas dotações orçamentárias. O protocolo também prevê a celebração de termos aditivos quando for necessário.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO

Em sua fala, a reitora Sandra Goulart destacou que a UFMG é uma universidade pública, portanto está a serviço da sociedade. “Claro que formamos profissionais, mas não é só isso”, afirmou a reitora, para quem essa parceria reforça o perfil da Universidade de apoio ao desenvolvimento do estado. “Esperamos alcançar frutos verdadeiramente relevantes, o que inclui atender às necessidades das empresas”, salientou.

“O objetivo dessa parceria é contribuir com projetos relevantes desenvolvidos na UFMG, universidade da qual só se ouve boas referências, dentro e fora do país”, afirmou o presidente da Fecomércio, Lázaro Gonzaga. “Por ser uma das instituições de ensino mais renomadas do país, a UFMG exerce papel importante na definição dos rumos da economia por meio de pesquisas, projetos de extensão e formação de profissionais”, disse o presidente, destacando também seu orgulho de residir no estado que abriga, segundo ele, a melhor universidade federal do Brasil. “Todos esses fatores têm potencial para impactar fortemente o comércio varejista em longo prazo”, avaliou. A instituição que preside congrega mais de 500 mil empresas.

Luciano Fagundes, do Sesc, lembrou que sua entidade tem como vocação desenvolver atividades de assistência social em Minas Gerais. Ao elencar iniciativas que poderiam se beneficiar de parcerias estratégicas com a Universidade, ele destacou a importância do primeiro emprego para os jovens e a abertura de novos campos de estágio e de atuação profissional para os alunos da UFMG.

O diretor do Senac, Antônio Gonzaga da Silva, cuja atuação é focada na formação educacional, disse vislumbrar a possibilidade de aproximar os 200 cursos de sua instituição com os 90 cursos de graduação da UFMG. “Isso poderá gerar uma sinergia capaz de impactar áreas como a fabricação de queijos e outros produtos artesanais, além de toda a cadeia do turismo nas comunidades do interior do estado”, exemplificou.

Os primeiros contatos entre a UFMG e a Fecomércio foram feitos no início da pandemia por meio da direção do ICB. À época, os dirigentes da entidade procuraram a Universidade para discutir formas de contribuir com pesquisas para o enfrentamento da covid-19. O atual diretor, Ricardo Gonçalves, disse que a parceria é mais uma oportunidade para a sociedade mineira perceber a relevância da UFMG para o desenvolvimento de sua economia. “Essa parceria poderá ser de extrema importância para o ICB, onde desenvolvemos desde tecnologias de produção de cerveja, cachaça e queijo, até as mais avançadas formas de desenvolvimento de vacinas e manipulação genética que propiciam a produção de novos medicamentos”, destacou.

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Redação: Marcus Vinícius dos Santos

 

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