Menu

IMG 20220628 WA0013Projeto de extensão colabora com a interação entre universidade e escolas promovendo educação para a Ciência

O Museu de Ciências Morfológicas do ICB UFMG recebeu ontem, 28/06, uma turma de alunos da Escola Estadual General Sylvio Raulino do município de Conselheiro Lafaiete - MG. A visita está relacionada ao conteúdo curricular de Biologia e Ciências da Natureza do segundo e terceiro ano do ensino médio.

De acordo com o professor Michel Rezende, organizador da atividade, um dos objetivos é “proporcionar aos jovens em formação um melhor conhecimento do corpo humano para despertar a responsabilidade, do ponto de vista ético, na transformação da sociedade. Ao todo, 63 estudantes participaram da aula prática.

As turmas da Escola Estadual General Sylvio Raulino foram recepcionadas por monitores graduandos das áreas de saúde e puderam conhecer a exposição “A célula ao alcance da mão” voltada para o atendimento de pessoas cegas. A aluna Júlia, do segundo ano, destacou a oportunidade de ver órgãos reais do corpo humano, outro importante diferencial do Museu. “Foi muito interessante. A gente aprende muito podendo observar as peças internas em tamanho natural”, avaliou.

IMG 20220628 WA0011

Sob a direção da bióloga Gleydes Gambogi Parreira, professora Departamento de Morfologia, o MCM se manteve fechado durante a pandemia. Nos últimos anos, ele vem enfrentando desafios de manutenção dos programas e pessoal devido à falta de recursos financeiros.

PIONEIRISMO

Projeto pioneiro na divulgação científica e educação para a Ciência, o Museu de Ciências Morfológicas foi idealizado pela professora Maria das Graças Ribeiro (In memorian), do Departamento de Morfologia, e inaugurado em 1997.

Atuando junto ao ensino fundamental e médio para incentivar uma nova consciência frente à aprendizagem das Ciências, o MCM mostra, através de exposições didático-científicas permanentes, peças do corpo humano, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos aos microscópios de luz e eletrônicos, embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento. Também são expostos de equipamentos de áudio e vídeo complementares.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo