Menu

WhatsApp Image 2022 06 27 at 12.33.34Estudante pesquisa morcegos desde o primeiro período da graduação

A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. Sem ela, provavelmente, o estudo e conhecimento do mundo natural não fosse possível. A diversidade de formas e a riqueza de espécies catalogadas e por catalogar foi o que despertou o interesse do biólogo Fred Victor de Oliveira, mestrando no programa de Pós-graduação em Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, pelos morcegos. Com um projeto sobre esses animais ele foi selecionado pelo programa de bolsas do Museu Americano de História Natural (MAHN), em Nova Iorque, Estados Unidos.

“Esse grant tem uma importância muito grande para a realização do meu trabalho e estou muito feliz por essa conquista”, comemora Fred Victor. Aos 25 anos, ele integra o Laboratório de Evolução de Mamíferos, no Departamento de Zoologia, sob orientação dos professores Maria Clara do Nascimento e Fernando Araújo Perini. “Faço parte do laboratório de mastozoologia há sete anos e comecei a trabalhar com morcegos desde o meu primeiro período de graduação. Fiquei curioso para aprender identificar as espécies e saber como elas diferem uma da outra”, relembra.

Para o estudante, obter uma bolsa de estudos do MAHN significa um passo importante para a formação como taxonomista. “Nos últimos anos tem sido cada vez mais difícil trabalhar com ciência no Brasil, especialmente em um cenário de negacionismo e constantes ameaças à educação e ciência”, avalia. “É ainda mais complicado quando se trata de ciência de base, pois muitas pessoas não entendem a importância de catalogar e descrever nossa biodiversidade”, argumenta. O programa é aberto para pesquisadores das áreas de Antropologia, Paleontologia, Zoologia e Ciências Físicas de todo o mundo que desejam estudar o material depositado em suas coleções científicas.

TRAJETÓRIA

Nascido e criado em Salinas, no norte de Minas Gerais, Fred Victor veio para Belo Horizonte cursar a graduação em Ciências Biológicas pela UFMG. Concluiu a educação básica na rede pública: ensino fundamental na Escola Estadual Professor Elídio Duque e ensino médio integrado ao curso técnico em Agropecuária no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Salinas.

“Desde criança sou apaixonado por bichos e já tive todos os pets imagináveis! Morando no interior, tive muito contato com a natureza e curiosidade com as diferentes formas de vida”, conta. Filho de uma professora de ciências, Fred Victor cresceu rodeado por livros e enciclopédias e diz que passava horas e horas lendo sobre os animais.

Outra grande influência foi a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), cuja seção preferida por ele era a “Galeria dos bichos ameaçados”. “Lembro que em um dos volumes havia uma seção intitulada “Quando Crescer vou ser... Zoólogo”. No fim das contas sempre foi muito claro para mim que eu queria trabalhar com zoologia”, afirma.

Fred Victor pretende ir para o MAHN no primeiro trimestre de 2023 e passar cerca de um mês em Nova York. Ele pensa em aproveitar a oportunidade para visitar outros museus próximos, como o Smithsonian, e coletar dados para o projeto de mestrado, um trabalho sobre a diversidade críptica (quando duas ou mais espécies são morfologicamente muito similares, mas diferem geneticamente) dos morcegos do gênero Saccopteryx. Na volta, a ideia é terminar a dissertação e continuar trabalhando com os morcegos.

 

Redação: Dayse Lacerda - Jornalista na ACBio

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo