Menu

Hemanoel foto UFMG Fulbright Harvard edPesquisador de bactérias resistentes, biólogo é um dos quarenta no Brasil e um dos três na UFMG selecionados pela Fulbright para doutorado sanduíche

A Fulbright é um dos maiores programas do mundo que financia o intercâmbio de pesquisadores de diferentes países e diversas áreas do conhecimento com os Estados Unidos da América. Um estudante do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG acaba de ser selecionado pela Fulbright e vai terminar o doutorado em Harvard a partir de julho desse ano. Hemanoel Passarelli, 25 anos, é aluno do programa de Bioinformática e estuda bactérias resistentes a antibióticos, sob a orientação do professor Thiago Motta Venancio e coorientação da professora Glória Regina Franco.

Thiago orientador edThiago Motta Venancio, orientador“Eu decidi compartilhar essa notícia com a nossa comunidade, pois a UFMG tem um significado muito importante na minha história e, certamente, representarei o ICB com muito orgulho, carinho e respeito neste período fora”, afirmou o biólogo, um dos 40 estudantes do Brasil e um dos três selecionados da UFMG. A modalidade de bolsa para a qual Hemanoel aplicou é a Doctoral Dissertation Research Award (doutorado sanduíche). Ele passou por um processo seletivo que começou em junho de 2021. Enfrentou uma comissão que avalia o desempenho acadêmico, o projeto proposto e o perfil do futuro bolsista. “Este processo engloba uma etapa de "análise de mérito”, seguida por outra etapa de entrevistas. Felizmente, fui um dos selecionados”, comemora. Durante o seu período em Harvard, Hemanoel estará sob a supervisão do professor William Hanage, no Departamento de Epidemiologia. Doutorando em Bioinformática, Hemanoel Passarelli trabalha com a evolução de bactérias resistentes a antibióticos a partir de simulações computacionais da estrutura populacional das mesmas. “A ideia é agrupá-las geneticamente de modo a identificar quais subgrupos são mais propensos à resistência aos antibióticos de última geração”, explicou.

Gloria Co orientadoraDO INÍCIO

Natural de Itaocara, interior do Rio de Janeiro, Hemanoel Passarelli estudou a vida toda em colégios públicos. No último ano do ensino médio, participou de uma excursão que seria determinante para seu ingresso na educação superior: conheceu a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), referência em sua região. No terceiro período da graduação em Ciências Biológicas, participou da primeira edição Curso de Inverno em Bioinformática oferecido pelo Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG (maior conceito CAPES do país). “Ao pisar na universidade, especialmente, no ICB”, relembra, “eu já vislumbrava meu futuro ali. Os professores e alunos do programa eram brilhantes, animadores e receptivos. A professora Raquel Minardi, atual vice-coordenadora do programa, foi uma das peças-chave para manter a minha motivação pela pós desde 2016”. Em 2018, apresentou sua monografia e começou a aplicar para o mestrado em Bioinformática. Ao final do processo seletivo, foi convidado a seguir diretamente para o Doutorado.

No vídeo a seguir, Hemanoel fala um pouco da sua trajetória e experiência no ICB UFMG.

Motivado a seguir a carreira acadêmica, Hemanoel Passarelli prevê terminar o doutorado assim que retornar do intercâmbio e tem planos de prosseguir como pesquisador. “A UFMG já marcou a minha história de diversas maneiras e sou muito grato por isso”, ressaltou. “Eu gostaria de retribuir, ajudar ou até mesmo motivar outros alunos da nossa instituição a seguirem firmes em suas pesquisas, mesmo em tempos difíceis como o que estamos vivendo”.

 

Redação: Dayse Lacerda
Vídeo: Henrique Castanheira
Fotos cedidas pelo entrevistado

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo