Menu

FOTO FOCA LISBOA 26Ricardo Gonçalves e Élida Rabelo tomam posse com proposta de colocar o Instituto na vanguarda de soluções: “Agora é a hora das Ciências Biológicas”

 

Os professores Ricardo Gonçalves e Élida Rabelo foram empossados na manhã desta quarta-feira, 1º de junho de 2022, pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart (de pé), nos cargos de diretor e vice-diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) para o período de 2022 a 2026. A solenidade, transmitida pelo youtube.com/canalicbufmg, aconteceu no Auditório “Cerrado”, e contou com apresentação do Coral Cantáridas, coordenado pela professora Rosy Isaias.

FOTO FOCA LISBOA 7Glória Franco: "souberam lidar, com sabedoria, sensibilidade e segurança, com problemas críticos"Compondo ainda a mesa de honra, o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira (camisa avermelhada), o professor Carlos Augusto Rosa (esquerda), diretor do ICB na gestão 2018-2022 e a professora Andrea Mara Macedo (direita), diretora no período 2014-2018, representando os dirigentes de gestões passadas.

Aberta a solenidade pela reitora Sandra Goulart, a professora Glória Regina Franco, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, homenageou os diretores que encerram o mandato e cumprimentou os novos gestores. Ela abriu sua saudação lamentando a “súbita partida” do professor emérito Enio Cardillo Vieira, nesta semana. Em seguida, mencionou os desafios de gerenciar um instituto cinquentenário, num contexto complexo. “Sempre pautados pelo conhecimento científico, vocês souberam lidar, com sabedoria, sensibilidade e segurança, com problemas críticos relacionados ao recrudescimento da pandemia de covid-19”, afirmou, elencando em seguida algumas das ações dos professores Carlos e Élida “que serão deixados como herança à comunidade do ICB”.

FOTO FOCA LISBOA 1Ricardo Gonçalves e Élida Rabelo, afinados para "cuidar das pessoas" e "que o Instituto mantenha o mesmo protagonismo alcançado em âmbito nacional e internacional no enfrentamento à pandemia de covid-19"VANGUARDA

“Discutir o ensino, o avanço tecnológico e a inovação no ICB será fundamental!” Com essa contundente declaração, no momento de sua posse, Ricardo Gonçalves demarcou uma de suas principais motivações à frente do ICB. Isso, segundo ele, para que o Instituto mantenha o mesmo protagonismo alcançado em âmbito nacional e internacional no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Para o novo gestor, é urgente discutir os impactos no ensino e na formação profissional de transformações como a tecnologia de ultravelocidade da internet 5G, a internet das coisas e a evolução da inteligência artificial. “Sabemos que muitas profissões serão extintas e novas surgirão. Precisamos nos antecipar e evoluir juntos, preparando nossos estudantes para o presente e para o futuro”, afirmou, ressaltando que a formação de recursos humanos espalhados pelo Brasil e pelo mundo é um dos maiores legados da história do ICB.

Professor do Departamento de Patologia Geral, Ricardo Gonçalves também enfatizou a importância de estar na vanguarda do estudo de soluções que minimizem os impactos da exploração irracional dos recursos da natureza. “Estamos atravessando uma pandemia que já matou milhares de pessoas e ainda vemos surgir outras doenças, de causas obscuras ou advindas de outros animais. Além disso, é preciso tomar medidas urgentes para evitar o avanço das mudanças climáticas e consequentes desastres naturais. Agora é a hora das Ciências Biológicas”, reforçou, assumindo o compromisso de trabalhar pela renovação estrutural e de recursos humanos necessários.

Já a vice-diretora Élida Rabelo, reeleita para o mesmo cargo, reafirmou para a próxima gestão os mesmos valores democráticos que pautaram as decisões tomadas no mandato anterior. Ressaltando os desafios impostos por “uma das maiores crises sanitárias mundiais de todos os tempos”, ela destacou mudanças importantes nos modelos de ensino e de aprendizagem empreendidas pela UFMG. Isso levou o ICB - e seus cientistas - a uma projeção sem precedentes.

“O desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, a realização de diagnósticos e de pesquisas para novos tratamentos, encheram de orgulho a nossa comunidade. Enquanto parte da diretoria, sinto que contribui para isso”, avaliou. Atribuindo tais realizações ao apoio do parceiro de gestão, professor Carlos Rosa, a vice-diretora compartilha dele a visão de que “a equipe administrativa do ICB é a melhor da UFMG”.

Titular do Departamento de Parasitologia, Élida Rabelo ainda agradeceu aos docentes e técnicos administrativos em educação que vêm participando ativamente em diversas instâncias da Diretoria colaborando para o destaque do Instituto, especialmente, no enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19.

FOTO FOCA LISBOA 14Carlos Rosa: Confiança e agradecimentos à equipe de servidores técnico-administrativosGRATIDÃO

Entregando o cargo que assumiu em 2018, o professor Carlos Rosa agradeceu “a todos pela cooperação e solidariedade durante o seu período de gestão da unidade”. Sobre Élida Rabelo, ele destacou a lealdade e importante atuação para que as ações propostas fossem implementadas com sucesso. Aos novos diretores, Carlos Rosa desejou melhor sorte nos próximos quatro anos. “Que venha um governo, após as eleições, que valorize a universidade e a ciência. Que trate a UFMG como um parceiro no enfrentamento dos problemas nacionais”, desejou.

Sem deixar de mencionar as dificuldades impostas à Universidade na última década, ele destacou três realizações que considera importantes para o ICB: a finalização do laboratório de biossegurança nível 3, a captação de recursos para melhoria da eficiência energética que possibilitou a troca de todas as lâmpadas do prédio por LED; e a reinauguração da Biblioteca de Pós-graduação, depois de quase dez anos fechada.

Carlos Rosa, titular do Departamento de Microbiologia, fez uma homenagem aos professores eméritos e demais servidores “que nos deixaram nestes últimos quatro anos”, destacando o relacionamento que teve com os docentes Enio Cardillo e Tomaz Aroldo da Mota Santos. Do primeiro, ressaltou aprendizados pessoais e acadêmicos. Do segundo, destacou que “era um visionário na administração, responsável por idealizar a atual estrutura organizacional”.

Vice-diretor na gestão que teve início em 2014, ao lado da professora Andréa Mara Macedo, Carlos Rosa retoma suas atividades didáticas e de pesquisa no Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Fungos.

FOTO FOCA LISBOA 5Sandra Goulart: "ICB tem uma posição estratégica para a universidade e das muitas demandas para avançar em projetos de valorização do trabalho de pesquisa, ensino e extensão"COMPROMISSOS

Dando as boas-vindas aos professores Ricardo e Élida ao grupo de dirigentes que representam a UFMG perante à comunidade e à sociedade, Sandra Goulart disse estar certa do trabalho integrado para construir a universidade desejada para as gerações vindouras. “Ficamos à sua disposição para apoiar as ações que dêem cada vez mais relevância ao trabalho aqui realizado e para atravessarmos o momento ainda turbulento pelo qual passa a humanidade, em especial, o Brasil”, comprometeu-se.

A reitora da UFMG disse estar consciente de que o ICB tem uma posição estratégica para a universidade e das muitas demandas para avançar em projetos de valorização do trabalho de pesquisa, ensino e extensão. Ela também reconheceu a existência de problemas da unidade, com graus de urgência variados.

“Como um dos mais relevantes institutos de pesquisa de todo país, e também do exterior, o ICB prima pela excelência acadêmica, atestando sua vocação para agir incisivamente na produção inovadora de conhecimento, na diversidade de suas áreas de ação e na fronteira dos campos disciplinares cada vez mais interconectados”, afirmou.

Ainda segundo a reitora da UFMG, essa disposição para o avanço e a difusão da excelência do trabalho aqui produzido coloca desafios próprios. “Eles terão nossa atenção e sobre eles nos dedicaremos, buscando os melhores caminhos e soluções viáveis, mesmo em um cenário tão adverso, como os recentes bloqueios orçamentários, que colocam em risco áreas imprescindíveis para se pensar o futuro do país.”

FOTO FOCA LISBOA 10A solenidade de posse foi acompanhada ao vivo e pelo youtube.com/canalicbufmg, onde está gravado o vídeo da transmissãoDESAFIOS

Ricardo Gonçalves e Elida Rabelo receberam 97,02% dos votos válidos ponderados na consulta eletrônica à comunidade que escolheu a nova Diretoria do ICB no início do ano. Eles foram eleitos com a proposta de uma gestão eficiente, que amplie as ações bem sucedidas dos últimos mandatos.

No programa de trabalho, entre as prioridades estão o “cuidado das pessoas”, o estímulo às ações de extensão, o fortalecimento e integração dos grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação, a criação de núcleos de apoio para discussão de metodologias inovadoras de ensino frente às novas tecnologias, além de intervenções estruturais para renovação do ICB.

Também participaram da posse, professores eméritos, dirigentes de outras unidades, servidores técnicos administrativos em educação e docentes, da ativa e aposentados, profissionais prestadores de serviços, estudantes e membros da equipe de gestão da UFMG, amigos e familiares.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Posse da nova Diretoria do ICB será na quarta, dia 1º de junho

Clique aqui e acesse o Programa de Trabalho da chapa

 

 

 


Redação: Dayse Lacerda
Edição: Marcus Vinicius dos Santos
Fotos: Foca Lisboa - Cedecom UFMG

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo