Menu

Prof.Enio.Cardillo.reprodução.YTImagem do professor Enio Cardillo, reproduzida de vídeodepoimento do Youtube

Atualizado em 1/6/2022, 17h

Família convida para Missa de Sétimo Dia, que será realizada em 2 de junho, às 19h, na Igreja de Santo Inácio de Loyola (Rua Bernardo Mascarenhas, 187. Cidade Jardim).

 

A Diretoria do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG comunica com enorme pesar o falecimento, neste sábado, 28 de maio, aos 89 anos, do professor emérito do ICB UFMG Enio Cardillo Vieira.

Aposentado de departamento de Bioquímica e Imunologia, nutrólogo, pesquisador renomado em diferentes áreas, ele era pai da professora Leda Quércia, do mesmo departamento. De acordo com seu desejo expresso seu corpo foi doado à Faculdade de Medicina da UFMG para o ensino de anatomia e, portanto, não haverá sepultamento.

Dentre vários feitos na pesquisa, ensino e administração, atividades nas quais sempre se destacou, foi importante articulador da criação do departamento de Bioquímica e Imunologia, tendo sido chefe do mesmo e coordenador da pós-graduação nessa área. Ele também ocupou a cadeira 55 da Academia Mineira de Medicina. Referência brasileira em Gnotobiologia -- criar barreiras isoladoras de patógenos para tornar animais de pesquisa livres de germes --, atuou ainda como médico clínico geral, sendo muito reconhecido como nutrólogo, especialidade que seguia exercendo. Ele também escreveu livros - com colaboradores - sobre química fisiológica e sobre bioquímica celular e biologia molecular, além de dezenas de artigos e palestras, científicos e de divulgação científica.

Responsável pela formação de várias gerações de profissionais de saúde e de diversos outros cientistas, sempre muito cordial e afável, era merecedor de muitas amizades e tinha a admiração pessoal de outra multidão de amigos e de seguidores de seu trabalho, incluindo seus pacientes. Sua partida deixa profunda marca na história da Medicina e do ensino de ciências biológicas de nosso estado, assim como tambem na história da UFMG, da pesquisa de nosso país e até do mundo.

MAIS ...

Durante a comemoração dos 50 anos do Departamento BIQ ele gravou esse depoimento, que publicamos aqui como forma de registro de sua importância hstórica: https://youtu.be/O5_ezCfx6bg

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo