Menu

Igor no fundo do marIgor Santana, aluno de licenciatura em Ciências BiológicasCom o projeto “No fundo do mar”, o estudante venceu a votação do concurso de vídeos

O estudante Igor Santana, do 10° período do curso de Ciências Biológicas, é um dos destaques da 21ª Jornada de Extensão da UFMG. Com o projeto de extensão “’No fundo do mar’: produção de vídeos sobre Zoologia marinha”, ele venceu a votação do concurso de vídeos e teve seu trabalho apresentado durante a programação da última edição do evento nesta semana.

“A ideia do projeto surgiu da necessidade de contribuir para a divulgação científica do tema e do trabalho de pesquisadores da área, de forma ampla, gratuita e confiável para a sociedade”, explica o estudante. Para a bióloga Lucília de Souza Miranda, especialista em Zoologia Marinha e orientadora do projeto, “No fundo do mar” foi a maneira encontrada de produzir conteúdo de qualidade, em português, para que mais pessoas tivessem contato com esse ambiente, mesmo longe do mar”. Desde sua criação na plataforma Youtube, o canal soma mais de 35 produções e 10 mil visualizações.

Totalmente envolvido no projeto, desde o início, Igor passou por experiências de aprendizagem em diversas áreas, como desenvolvimento de identidade visual, redação de roteiros e edição de vídeos, além de análise de métricas de redes sociais. “O projeto também me estimulou a buscar cursos relacionados às atividades desenvolvidas, contribuindo ainda mais para a minha formação”, relatou Igor Santana.

“Acompanhei um grande amadurecimento do Igor durante o processo, com o desenvolvimento de diversas habilidades como a escrita, comunicação e também acadêmico, uma vez que o conteúdo é baseado em livros de referência e artigos científicos”, avaliou a professora, adjunta do Departamento de Zoologia do ICB UFMG. Atuando no Laboratório de Biologia e Evolução Cnidaria, Lucília Miranda destaca o protagonismo do estudante, “que pode servir de inspiração para que outros alunos proponham projetos de extensão”.

Devido à familiaridade com o canal no Youtube, Igor Santana foi selecionado para um estágio de verão no Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, destinado à educação para a proteção da baleia-franca-austral. Além de comunicação com o público, ele foi responsável pela produção de conteúdo e gestão parcial das redes sociais.

No Fundo do Mar

Além do caráter educativo, servindo como material didático complementar na Educação Básica e no Ensino Superior, o canal “No fundo do mar” dialoga com a dimensão da pesquisa científica na medida em que também oferece uma série de vídeos de entrevistas com pesquisadores, dando visibilidade ao trabalho que realizam nas universidades. Conheça o projeto no vídeo a seguir.

 Jornada de Extensão

A Jornada de Extensão é realizada anualmente pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG por meio da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage). Desde 2011, o evento tem por objetivo a troca de conhecimentos, o estímulo a novas iniciativas e a aproximação de ações com temáticas semelhantes, aproximando estudantes, coordenadores e a comunidade externa. A 21a edição aconteceu em formato híbrido no período de 23 a 25 de maio, sob o tema #tudojuntoemisturado. Além da votação de vídeos a programação incluiu apresentações culturais e de atividades de extensão por estudantes.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo