Menu

WhatsApp Image 2022 05 23 at 12.34.20 2Técnicos-administrativos e prestadores de serviço aprovaram o incentivo para sua participação e elogiaram a exposição inclusiva

O Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas é um espaço de conhecimento científico com foco no organismo humano. Com a proposta de conectar a Universidade Federal de Minas Gerais aos cidadãos de Belo Horizonte, ele se tornou um ambiente de trabalho didático, com exposições de longa duração, capaz de despertar a curiosidade e conscientizar sobre a preservação da vida com qualidade.

Fechado durante a pandemia, o MCM abriu suas portas, excepcionalmente, para a 20ª Semana Nacional de Museus e convidou para uma visita programada os servidores do Instituto. Compareceram aproximadamente 20 técnicos-administrativos e prestadores de serviço terceirizados (parcialmente na foto maior).

Nos últimos anos, mesmo antes da pandemia, o Museu vem enfrentando diversos desafios devido à falta de recursos para investimentos, especialmente na manutenção do acervo e de pessoal.

Acompanhando a visita, o professor Ricardo Gonçalves, diretor do ICB, dstacou que o MCM “é um espaço criado a várias mãos, às vezes levado com muita dificuldade". Segundo o professor, do departamento de Patologia, o museu é motivo de orgulho na medida em que exerce o importante papel de oferecer conhecimento, ciência e fazer a ligação da Universidade com a educação”.

INCLUSIVO

“O diferencial do nosso museu é essa possibilidade de ver como é o corpo humano real. Com isso, ele tem favorecido, ao longo desses anos todos, a milhares de estudantes e à comunidade em geral”, comemora a bióloga Gleydes Gambogi Parreira, professora Departamento de Morfologia e atual diretora do espaço.

WhatsApp Image 2022 05 23 at 12.34.19O diretor do ICB, Ricargo Gonçalves, foi apresentado à à mostra que reproduzir as células em 3D pela diretora do Museu, Gleydes Gambogi.

"O contato com pessoas de diversas idades e suas dúvidas torna ainda mais possível unir ciência e educação", avalia Clara de Carvalho Henriques, estudante de Odontologia e mediadora do espaço. Segundo ela, “mostrar, na prática, como é o corpo humano e como as pessoas podem cuidar dele”, agrega muito valor à formação dos estudantes da área de saúde.

“A célula ao alcance da mão” é uma das principais atrações do Museu. Mais do que uma exposição, trata-se de um projeto voltado para o atendimento de pessoas cegas.

A coleção possui modelos tridimensionais moldados em gesso, e que representam células e suas organelas, todos os tipos de tecidos, fases do desenvolvimento embrionário e fetal, órgãos e sistemas orgânicos humanos, em tamanhos próximos do natural e alguns em grande aumento, visando facilitar a compreensão de cada estrutura representada.

PIONEIRISMO

Projeto pioneiro na divulgação científica e educação para a Ciência, o Museu de Ciências Morfológicas foi inaugurado em 1997, mas começou a ser idealizado cerca de dez anos antes pela professora Maria das Graças Ribeiro (In memorian), do Departamento de Morfologia. O MCM mostra, através de exposições didático-científicas permanentes, peças do corpo humano, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos aos microscópios de luz e eletrônicos, embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, além de equipamentos de áudio e vídeo complementares. Atua junto ao ensino fundamental e médio para incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências.

WhatsApp Image 2022 05 23 at 12.34.20 1

WhatsApp Image 2022 05 23 at 12.34.18 1

WhatsApp Image 2022 05 23 at 12.34.18WhatsApp Image 2022 05 23 at 13.21.23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação: Dayse Lacerda - Jornalista

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo