Menu

twins g1ec070eb7 1280Imagem meramente ilustrativa, por PixabayQuais são os conceitos básicos para o ensino da genética?

Image 2022 05 10 Rafaella.GeneTime

A partir desta pergunta as pesquisadoras Rafaella Cardoso Ribeiro (foto redonda) e Lorrayne Evangelista de Sousa, do Programa de Pós-graduação em Genética do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, apresentam, neste sábado, 14 de maio, um “guia de atividades para o Ensino Médio”. O minicurso integra as atividades pré-evento do GeneTime Conference 2022.

Image 2022 05 10 Lorrayne GeneTimeDirigidas exclusivamente a professores, serão oferecidas apenas 20 vagas presenciais. A atividade abre a programação de uma série de cursos que antecipam a segunda edição do Gene Time Conference 2022, entre 24 e 26 de agosto, nos formatos presencial e semipresencial.

Segundo Rafaella Ribeiro, bióloga com pós-doutorado em genética, serão apresentadas “propostas de atividades interativas e de baixo custo, para complementar abordagens didáticas de dois conceitos básicos da genética: divisão celular e interação alélica.

Pode parecer pouca coisa, mas esses dois assuntos são essenciais à compreensão de assuntos complexos da genética, como os relacionados à biotecnologia (por exemplo: manipulação genética, clonagem e outros).

A divisão celular (mitose e meiose) é responsável pela multiplicação de células, cicatrização e formação de gametas, por exemplo. A interação alélica está relacionada à ideia de gene e de hereditariedade: processo pelo qual dois ou mais genes interagem entre si e determinam características observáveis, que por sua vez podem sofrer influência de fatores ambientais.

Segundo a professora Adlane Villas Boas, que orienta as instrutoras do minicurso, é preciso trazer metodologias inovadoras e novas perspectivas da genética moderna para o ensino da genética clássica, aquela fundada pelo austríaco Gregor Mendel no início do século 19, a partir de seus estudos sobre a ervilha e que expandiram o conhecimento sobre hereditariedade.

SERVIÇO

Minicurso pré-evento GeneTime 2022
Ministrantes: Lorrayne Evangelista de Sousa (mestranda em Genética) e Rafaella Cardoso Ribeiro (Pós-doutora em Genética)
Tópicos abordados: Mendelismo; cruzamento e probabilidades; hereditariedade; mitose e meiose; genética do sistema ABO; transcrição, tradução e interações alélicas.
Preço: R$ 40

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Programação dos Mini-cursos preparatórios

NOTÍCIA RELACIONADA

05 Maio 2022  ICB UFMG abre inscrições para cursos preparatórios para Gene Time Conference 2022

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo